Palácio dos Bandeirantes reduziu 45% do consumo de energia elétrica em relação aos primeiros dias de

Governo do Estado muda horário de atendimento do funcionalismo público a partir de 1º de junho

sex, 25/05/2001 - 16h37 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, dia 25, que o Palácio dos Bandeirantes conseguiu reduzir o consumo de energia elétrica em 45% nesses últimos dias de maio em relação ao início do mês.

‘Nós fazemos essa medida diariamente. Se comparado o começo de maio com o dia de ontem, de anteontem e de outros dias, a redução foi de 45%. Se fizermos outras comparações, ela nunca é menor do que 30%’, afirmou. A média diária de consumo de energia no Palácio caiu de 8.236 kilowatts por dia para 5.659.’

Por ser sede do Governo paulista, o Palácio era muito iluminado na área externa. ‘Tinha pétalas, holofotes, iluminação na quadra poliesportiva. Tudo foi desligado’, destacou. O racionamento de energia não se restringe ao lado de fora do prédio.

‘Semana passada, cheguei de viagem onze e meia da noite e fui de sala em sala para ver o que estava apagado. Ainda encontrei algumas salas acesas, duas, até, estavam acesas e trancadas. Nos últimos dias, é um breu absoluto’, enfatizou Alckmin.

O índice de redução de energia elétrica de todo o Governo do Estado de São Paulo deve ser divulgado nas próximas 24 ou 48 horas, mas a meta fixada por decreto pelo governador é de 20%. E, no caso da Região Metropolitana, o consumo de água também deve ser reduzido em 20%. ‘Já aproveitamos para pedir para o pessoal fazer economia de telefone também. Inclusive, estou levantando todos os telefones celulares dos funcionários. Quem tem, quem deve ter, quem é urgente e quem não deve ter, vamos tirar tudo de volta’, ressaltou. ‘Economia geral é sempre bom’.

Além disso, Alckmin assinou um decreto na quinta-feira, dia 24, mudando o horário do serviço público. A partir do dia 1º de junho, os funcionários públicos passam a entrar às 8 horas e sair às 17 horas, antecipando o expediente em uma hora.

Quanto à Medida Provisória editada pelo Governo Federal suspendendo temporariamente quatro artigos do Código de Defesa do Consumidor, até que seja equacionada a crise de energia, Alckmin afirmou que não tomaria essa atitude. E aproveitou para elogiar o comportamento dos consumidores.

‘O Procon tem sido procurado não para entrar com ação contra o Governo e para derrubar medida provisória; o Procon tem sido procurado em busca de informação e as pessoas querendo colaborar. Nós temos uma situação grave, temos um mal maior. Se faltar energia, se tiver corte compulsório por falta do produto, as conseqüências disso para a sociedade são muito maiores’, enfatizou o governador.

O anúncio dos índices de redução de energia elétrica foi feito pelo governador Geraldo Alckmin durante entrevista coletiva concedida à imprensa após a desativação da carceragem do 90º Distrito Policial, no Parque Novo Mundo, Zona Norte da Capital.