Palácio dos Bandeirantes recebe obras do artista Gregório Gruber

As três novas pinturas já estão abertas para visitas públicas; Acervo dos Palácios conta com 3.500 obras

seg, 14/03/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Três novas pinturas integram o Acervo Artístico dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo – órgão vinculado à Casa Civil. As telas são do artista Gregório Gruber, que homenageia a cidade de São Paulo: duas delas foram adquiridas pelo Acervo dos Palácios e uma foi doada pelo próprio artista.

As obras já estão expostas no piso térreo do Palácio dos Bandeirantes e podem ser apreciadas de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, gratuitamente. Atualmente, o Acervo dos Palácios é composto por aproximadamente 3.500 obras de arte, em exposição na Capital (Bandeirantes e Palácio do Horto) e em Campos do Jordão (Palácio Boa Vista).

Além das três obras recém-integradas ao Acervo dos Palácios, Gregório foi escolhido para ser o responsável pelo retrato dos governadores Cláudio Lembo e Alberto Goldman – assim como seu pai, Mário Gruber, que retratou 14 governadores paulistas.

O artista

Gregório Gruber dedica-se ao desenho desde a infância. Em 1969, iniciou seus estudos com Frederico Nasser. Em 1976, lecionou desenho de modelo vivo na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Publicou, em 1986, o livro de pinturas em pastel Bodas de Sangue, baseado no filme do diretor espanhol Carlos Saura sobre texto teatral homônimo de Federico García Lorca. Trabalhou como cenógrafo na peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, com direção de Márcio Aurélio, em 1987. Há pelo menos três décadas, o pintor paulista retrata a metrópole em ângulos cada vez mais surpreendentes e belos.

Serviço
Palácio dos Bandeirantes

Endereço: Av. Morumbi, 4.500 – Portão 2 – Morumbi – São Paulo/SP
Horário de funcionamento: 10h às 17h, de terça-feira a domingo e feriados
Informações: (11) 2193-8282 / acervo@sp.gov.br / www.acervo.sp.gov.br 

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo