Palácio dos Bandeirantes recebe a presidente da Letônia

Durante encontro, Serra também comentou sobre os laços entre paulistas e letos, que no século XX migraram para municípios paulistas

seg, 11/06/2007 - 19h18 | Do Portal do Governo

O governador José Serra recebeu em audiência, na tarde desta segunda-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, a presidente da Letônia, Vaira Vike-Freiberga. Uma das pautas discutidas no encontro foi o sistema pedagógico do país báltico, que prevê o aprendizado de música clássica na grade dos alunos da rede de ensino.

“A Letônia tem grandes músicos em todas as principais orquestras européias. O governador se mostrou interessado nessa política de ensinar músicas aos jovens na escola”, explicou a assessora especial para Assuntos Internacionais do governo de São Paulo, Helena Gasparian. Ela disse que há o interesse de São Paulo em aplicar os mesmos moldes no sistema estadual de ensino.

Durante encontro, Serra também comentou sobre os laços entre paulistas e letos, que no século XX migraram para os municípios de Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, e Nova Odessa, no noroeste do Estado.

A presidente da Letônia estava acompanhada dos ministros da Fazenda, Oscar Spurdzis, e da Integração Nacional, Oskar Kastens. Ela assinou o livro de visitas oficiais do Palácio dos Bandeirantes e, no final, recebeu do governador Serra o livro “Plumária Indigena Brasileira”, publicado pela Imprensa Oficial. A obra conta com dezenas de fotos de plumagens segmentadas por tribos indígenas espalhadas pelo Brasil.

Antes de visitar o governador José Serra, Vaira Vike-Freiberga esteve em Nova Odessa no final de semana, cidade que comemorou, em 2006, o centenário da migração leta para o município.

Segundo números da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, a exportação de produtos paulistas para a Letônia entre os anos de 2005 e 2006 teve um crescimento de 448%. Foram R$ 2,5 milhões em 2005 ante R$ 13,7 milhões no ano seguinte. Entre os principais produtos exportados estão carnes, reatores nucleares, armas e munições.

Dados do cônsul geral da Letônia no Brasil, João Grimberg, indicam que 30 mil letos residem no país. Desse total, 18 mil em solo paulista. O país ingressou em 2004 na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e na União Européia (UE), embora sua moeda continue sendo o “lats”.

Primeira mulher a assumir a presidência do país báltico desde sua independência, em 1991, Vaira Vike-Freiberga e sua família deixaram Riga – capital do país – rumo a Toronto, no Canadá, para escapar da ocupação do país, em 1940, pela União Soviética. Eleita presidente no final da década de 90, em 2003 foi reconduzida ao cargo para um mandato de mais quatro anos.

O currículo da presidente revela que ela atuou como consultora convidada pela Comissão de Reforma Constitucional do Congresso Brasileiro em 1989. Em 1998, foi eleita professora emérita na Universidade de Montreal. É regularmente convidada a participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Foi nomeada enviada especial pelo secretário-geral Kofi Anan para a reforma da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005. Um ano depois, foi candidata à sucessão do próprio Anan.

Cleber Mata