Palácio dos Bandeirantes promove duas exposições

Mostras exibem arte tailandesa e obras do Acervo dos Palácios que participaram dos salões de arte paulista

ter, 10/08/2010 - 18h30 | Do Portal do Governo

O Acervo dos Palácios promove duas exposições no Palácio dos Bandeirantes. A primeira, denominada de Tailândia – A Função Social da Arte, acontece no Salão dos Conselhos e integra o projeto Heranças Culturais, desenvolvido desde 2007.

A segunda exposição reúne mais de 60 obras do Acervo dos Palácios de artistas que participaram dos Salões Paulistas de Belas Artes, entre os anos de 1934 a 2003.

Arte tailandesa

A exposição apresenta objetos artísticos e peças manufaturadas tailandesas originários do trabalho social de oficinas instaladas pela Rainha Sirikit. Utilizando matérias primas e elementos locais, os trabalhos reunidos nesta mostra, pertencentes à Embaixada e ao Consulado da Tailândia, revelam a delicadeza milenar de detalhes das peças trançadas em cestaria com as suas formas minúsculas e geométricas; a rica estamparia da seda e as cores intensas dos tecidos tingidos.

A exposição exibe também o trabalho de entalhe minucioso nas esculturas de temas predominantemente religiosos, sendo o Budismo a principal religião; e a pintura de cenas do cotidiano. Dotadas de uma forte simbologia, as peças revelam aspectos da cultura tailandesa, como as figuras que reproduzem as lendas do Ramayana, um conto épico religioso de origem hindu e uma das obras primas da literatura tailandesa, ou mesmo a miniatura em madeira de uma casa tailandesa – a “casa espírito” -, que representa a influência de crenças tradicionais sobre espíritos ancestrais que vivem nas casas.

A curadora do Acervo, Ana Cristina Carvalho, destaca que “esta exposição de peças evidencia não somente a herança cultural do país dos templos e palácios e da saborosa culinária, mas especialmente revelam novas possibilidades de preservação do patrimônio artístico-cultural e da função social da arte”.

Salão Paulista de Belas Artes

Mais de 60 obras do Acervo dos Palácios de artistas que participaram dos Salões Paulistas de Belas Artes, entre os anos de 1934 a 2003, estarão expostas no Palácio dos Bandeirantes. Elas fazem parte da mostra Um Percurso, Uma História – O Salão Paulista de Belas Artes, que começa nesta quarta-feira, 11, e vai até o dia 15 de novembro.

Entre as obras expostas estão as de artistas como César Anderáos, Tarsila do Amaral, Aldo Bonadei, Ernesto De Fiori, Luis Morroni, Anita Malfatti, Oscar Pereira da Silva, Rebolo, Alfredo Volpi, Victor Brecheret, Antonio Rocco, Ângelo Simeone, Pacheco Ferraz, Colette Pujol, Oswaldo Teixeira, Levino Fanzeres, Dakir Pareiras, K.Takahashi, Emídio Carvalho e Oscar Campiglia.

A mostra, que também tem como curadora Ana Cristina Carvalho, do Acervo dos Palácios, traz uma reflexão sobre as formas de incentivo às artes praticada pelo Governo do Estado entre as décadas de 1930 e 2000, com alguns períodos de interrupção e discussão dessa forma de investimento público. “A proposta é contar a historia dos Salões e mostrar a sua importância no cenário das artes no período dos anos de 1930 à década de 1970, quando também outros salões apareceram no contexto das artes projetando as novas gerações de dos artistas”. Muitos dos artistas atualmente reconhecidos participaram desses salões.

O Salão Paulista de Belas Artes foi um evento artístico criado em novembro de 1933 pelo decreto estadual nº 6 111, assinado pelo interventor federal em São Paulo Armando de Sales Oliveira. O regulamento foi elaborado pelo Conselho de Orientação Artística do Estado.

Entre os vários incentivadores da ideia de um salão anual em São Paulo, nos moldes do Salão Nacional de Belas Artes, destacaram-se o arquiteto Alexandre Albuquerque e o pintor Clodomiro Amazonas. O primeiro salão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1934, data em que se comemora a fundação da capital paulista.

Serviço

Palácio dos Bandeirantes – Salão dos Conselhos
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2
Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo
Grátis

Tailândia- A Função Social da Arte

De 11 a 29 de agosto

Um Percurso, Uma História – O Salão Paulista de Belas Artes

De 11 de agosto a 15 de novembro

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios