Palácio dos Bandeirantes mantém duas exposições no carnaval

“1924: a revolução esquecida” e “Retratos e personagens de um Brasil paulista"

qua, 18/02/2009 - 9h45 | Do Portal do Governo

O Acervo dos Palácios apresenta duas exposições no Palácio dos Bandeirantes, que permanecerão aberta à visitação no sábado, domingo e terça-feira de carnaval. A primeira, “1924: a revolução esquecida” reúne materiais coletados no processo-crime movido pela Justiça Federal contra os rebeldes (hoje parte do acervo do Arquivo do Tribunal de Justiça de São Paulo) e nos acervos do Arquivo Público do Estado de São Paulo, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e do Museu de Polícia Militar. São cartas, fotografias, mapas, objetos e jornais da época, instalados no hall de entrada do Palácio. Este foi o maior conflito armado acontecido na capital paulista.

A outra exposição, instalada no primeiro andar da sede do governo tem o tema “Retratos e personagens de um Brasil paulista” exibe parte do acervo do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro e dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo. Pinturas, esculturas e máscaras mortuárias contam a história paulista sob a forma de retratos de personalidades da história de São Paulo, como a Marquesa de Santos, o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, Francisco Gomes da Silva, o Chalaça e outros.

A Revolução

Na madrugada de 5 de julho de 1924, mais de mil homens de unidades do Exército e da Força Pública se rebelaram, tomaram ruas da capital paulista com a intenção de derrubar o governo do presidente Arthur Bernardes. Mais de 700 pessoas morreram nos combates e consta que outras duas mil foram internadas na Santa Casa. Bairros foram bombardeados, foram cometidos assassinatos e estupros em diversas cidades do interior.

Devido aos intensos bombardeios sobre o Palácio Campos Elíseos o então o governador Carlos de Campos abandonou o palácio refugiando-se num trem, de onde despachava. Há notícias de que, durante os 24 dias de combate, dos 700 mil habitantes da capital, cerca de 300 mil abandonaram a cidade. A mostra foi organizadas pelo Arquivo Público do Estado em parceria com o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

Serviço

No sábado, domingo e terça-feira de carnaval
Das 11 às 16h
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2
Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Entrada e Estacionamento: Grátis.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo