Palácio dos Bandeirantes exibe peças arqueológicas de rituais funerais

Mostra "Vida após a Vida - Testemunhos da Passagem" permanece em exibição até 2 de agosto

seg, 18/05/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Pertencentes ao acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), os 37 objetos rituais da mostra “Vida após a Vida – Testemunhos da Passagem”, expostos no Palácio dos Bandeirantes, explicam como diferentes culturas celebram seus mortos.

Há peças das civilizações do Mediterrâneo, do Egito, das Américas entre outras. Merecem destaque um sarcófago egípcio, o Quarup (objeto utilizado como símbolo por sociedades do Parque Indígena do Xingu para homenagear os mortos) e urnas de cerâmica Marajoara, espécies de vasos usados por povos amazônicos há cerca de 900 anos para sepultamentos. 

Essa é a primeira vez que as obras são reunidas para uma exposição fora do MAE. “Trata-se de uma mostra organizada por um museu universitário, aberta à visitação pública, resultado de uma pesquisa acadêmica e alinhada a conceitos educacionais. Colocar essas obras no Palácio dos Bandeirantes é uma forma interessante de inclusão social”, afirma Morais.

Visitação 

A exposição é gratuita e aberta ao público geral. O horário para visitas é das 10h às 17h, de terça a domingo. O Palácio dos Bandeirantes fica na Avenida Morumbi, 4.500, e a entrada é feita pelo portão 2.  

Pelo site www.acervo.sp.gov.br é possível fazer agendamento eletrônico das visitas. Mais informações pelo e-mail monitoria@sp.gov.br ou disque (11) 2193-8282.