Palácio dos Bandeirantes exibe a mostra “Pessoas Modernas”

Visitas podem ser agendadas pela intermet www.acervo.sp.gov.br

qua, 19/11/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

Durante esta primavera, os visitantes do Palácio dos Bandeirantes poderão conhecer o grande jardim que cerca a Sede do Governo paulista e a exposição “Pessoas Modernas com mais de 50 obras dos principais artistas modernistas do Brasil.

Inaugurado oficialmente em 1970, o Palácio dos Bandeirantes está plantado numa área de 125 mil metros quadrados. A área ajardinada corresponde a 70% do terreno contendo mais de 2 mil espécies, como o pau-brasil, a árvore símbolo do Brasil e o ipê amarelo, a flor símbolo do Brasil. Há também espécies exóticas, como cerejeiras e cedro-do-líbano.

Além da diversidade de plantas, já foram identificadas aproximadamente 40 espécies de aves que fazem dos jardins seu habitat.

Entre elas, pica-paus, amarelo e negro, quero-quero, joão-de-barro, tico-tico, alma-de-gato e o sabiá-laranjeira, a ave símbolo do Brasil. Além da oportunidade de observar fauna e a flora, o visitante poderá conhecer a exposição “Pessoas Modernas” com 59 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, além de reproduções de textos e imagens da revista “O Pirralho”, apresenta também as alegorias à pintura, à escultura, à arquitetura e à engenharia, esculturas em bronze do artista Galileu Emendabili.

Pessoas Modernas” é uma reflexão sobre as transformações dos costumes, das figuras e da moda ocorridas no Brasil nos anos de 1910 a 1930. Apresenta obras de Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Vicente do Rego Monteiro, Anita Malfatti, Oscar Pereira da Silva, Brecheret, Di Cavalcanti,  Lasar Segall, Cícero Dias, Cândido Portinari e outros, pertencentes ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado, à Pinacoteca do Estado, ao Museu de Arte Contemporânea da USP, ao Instituto de Estudos Brasileiros – IEB e ao Museu Lasar Segall.  

Serviço

Palácio dos Bandeirantes: Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2 

Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br

Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br

Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a sexta-feira. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h. Grátis.

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo