Palácio dos Bandeirantes abre a exposição “Pessoas Modernas”

Abertura para convidados nesta terça, às 20 horas, com homenagem à Radha Abramo, primeira curadora do Acervo

seg, 29/09/2008 - 14h30 | Do Portal do Governo

No Palácio dos Bandeirantes acontece a partir de 1º de outubro a exposição “Pessoas Modernas”, com obras de Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Vicente do Rego Monteiro, Anita Malfatti, Oscar Pereira da Silva, Brecheret,  Di Cavalcanti, Lasar Segall, Cícero Dias, Cândido Portinari e outros. 

Na abertura para convidados, que acontece nesta terça-feira, 30, às 20 horas, a primeira curadora do Acervo dos Palácios, Radha Abramo, será homenageada por seu trabalho à frente da curadoria, de 1985 a 1998.

A mostra é composta por 58 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, além de reproduções de textos e imagens da revista “O Pirralho”, um semanário crítico sobre cultura e comportamento, concebido e editado por Oswald de Andrade entre 1911 e 1917.

A  mostra está dividida em quatro módulos: “Antes do Modernismo”, com telas, gravuras e esculturas que revelam a influência das Academias de Belas Artes; “O Pioneirismo d´O Pirralho”, publicação satírica criada por Oswald de Andrade;  “Personagens  Modernas”, que apresenta retratos e auto-retratos de personalidades; e “A Modernização das Formas Humanas”, onde obras da coleção do Acervo dos Palácios são apresentadas sob diversas perspectivas, possibilitando diferentes leituras.

Participam também da exposição obras que pertencem à Pinacoteca do Estado, ao Museu de Arte Contemporânea, da Universidade de São Paulo, MAC – USP, do Instituto de Estudos Brasileiros IEB e ao Museu Lasar Segall. Um dos destaques da mostra na sede do governo paulista é a obra “Operários”, que pertence à coleção dos Palácios.

Considerada uma das obras mais importantes de Tarsila do Amaral, foi escolhida para representar o tema do evento “Primavera dos Museus”, “Pessoas  Modernas” é uma  reflexão sobre as transformações dos costumes, das figuras e da  moda ocorridas no Brasil nos anos de 1910 a 1930. A curadoria é da professora Kátia Canton, do Museu de Arte Contemporânea – MAC-USP.

Serviços

Palácio dos Bandeirantes: Avenida Morumbi, 4.500 – Portão/ 2.  Informações: 2193-8282 
Agendamento eletrônico: www. acervo.sp.gov.br 
De 1º de outubro de 2008 a 28 de fevereiro de 2009.
Visitas: de terça a sexta-feira, de hora em hora, das 10 às 17 horas/ Sábados, domingos e feriados, de hora em hora, das 11 às 16h.
Todas as visitas são acompanhadas por educadores.
Entrada franca.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo