Palácio do Horto recebe histórias sobre governadores de São Paulo

Local é cercado de fauna e flora preservadas e está a menos de 15 km do centro de São Paulo

sex, 10/04/2015 - 8h34 | Do Portal do Governo

Os interessados em conhecer um pouco mais sobre os governadores do Estado de São Paulo podem visitar a exposição sobre o tema no Palácio do Horto. Localizado dentro da maior floresta nativa urbana do mundo, o Palácio é rodeado por cerca de 7 mil hectares de terra, no Parque Alberto Löfgren. O casarão foi construído em 1930 para ser a residência do administrador do Serviço Florestal.

Em 1949, o então governador Adhemar de Barros transformou o local na residência de verão do chefe de Estado, por causa do clima, topografia, fauna e flora diversificadas e localização privilegiada. No decorrer dos anos, o Palácio do Horto passou por várias reformas e recebeu visitas de autoridades, como, por exemplo, o ex-presidente cubano Fidel Castro.

Dentre os ex-governadores que se hospedaram na casa estão Jânio Quadros, Abreu Sodré, André Franco Montoro, Orestes Quércia e Luiz Antônio Fleury Filho. O ex-governador Mario Covas costumava se alojar no Palácio, onde aproveitava para fazer caminhadas pelo Horto.

O imóvel com paredes brancas e janelas verdes tem uma fachada que mistura o neocolonial com o estilo das casas de campo inglesas. É composto por 19 cômodos: seis banheiros, lavabo, terraços e piscina. Nos jardins estão preservadas 90% das árvores nativas, como pau-brasil, carvalho nacional, pau-ferro, jatobá, eucalipto e pinheiro do brejo, entre outras.

A fauna do Horto é composta por macacos, tucanos, capivaras, gambás, socós, garças, tico-ticos, serelepes e martins-pescadores que vivem aos arredores da construção.

SERVIÇO
Exposição no Palácio do Horto sobre os governadores do Estado de São Paulo
A administração local controla as entradas no Museu do Horto
Visitações são feitas a cada 30 minutos
Entrada gratuita
De segunda a sexta das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h
Sábado e domingo das 9h às 11h30 e das 14h às 16h
Rua Do Horto, 931 – Tremembé – São Paulo SP 

Do Portal do Governo do Estado