Palácio do Horto promove exposição de porcelanas

Coleção é composta por louças chinesas das Companhias das Índias e peças européias dos serviços de jantar, chá e café

qua, 23/06/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Palácio do Horto, localizado na Zona Norte da capital, abre neste sábado, 26, a exposição “Rota da Porcelana nos Palácios do Governo de São Paulo”. A mostra reúne uma seleção de peças raras da coleção de louçarias dos três Palácios do Governo paulista: Bandeirantes, Boa Vista e Horto. Entre as peças que serão exibidas estão pratos, serviços de chá, serviço de mesa, porcelanas decorativas, ânforas e aquários chineses, entre outras. Grande parte da louçaria histórica e artística foi adquirida na década de 1970, por meio da compra de peças de antiquários e leilões. A coleção é composta por louças chinesas das Companhias das Índias e peças européias dos serviços de jantar, chá e café.

A mostra, que vai até o dia 15 de novembro, tem curadoria de Ana Cristina Carvalho. A curadora do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, afirma que “as louças com brasões e monogramas foram adquiridas em 1977, por ocasião da decoração do salão de banquetes do Palácio dos Bandeirantes. Essa coleção de 158 peças compõe-se de dois núcleos: as peças de famílias ligadas à história de São Paulo e as de titulares do Império, encomendadas às fábricas de Limoges, Paris, Berlim, Londres, República Tcheca, Holanda, Áustria e Baviera.

Ainda de acordo com a curadora “os Palácios, ao longo do tempo foram incorporando as chamadas louças oficiais para o uso de serviços diários e dos banquetes.  Assim, estão expostas peças do serviço do governador Júlio Prestes, usadas no Palácio dos Campos Elíseos, sede do Governo de 1911 a 1965.  Do mesmo modo, evidenciam-se louças dos governadores Adhemar de Barros (com brasão e inscrição Pro S. Paulo fiant eximia), Roberto de Abreu Sodré, fabricadas para uso diário e para recepções no Palácio dos Bandeirantes, e Mário Covas, brasonadas de dourado e usadas nos banquetes oficiais”.

É essa história do uso da louça no cotidiano dos palácios e das casas nos  séculos XIX e XX que a exposição contará, apresentando as peças no contexto de uma casa-museu.

Serviço
Rua do Horto, 931- Horto, São Paulo/SP
De quarta-feira a domingo, das 9 às 15 horas – de hora em hora
Grupos a partir de 10 pessoas: agendamento prévio: www.acervo.sp.gov.br – de quarta a sexta-feira – às 9, 11 e 14 horas
Informações: monitoria@sp.gov.br
Telefone: 2193-8282

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo