Palácio do Horto promove exposição de arte francesa

Mostra será realizada entre os dias 8 de agosto e 18 de outubro

sex, 07/08/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Para comemorar o ano da França no Brasil, o Palácio do Horto, localizado na zona norte da capital, apresentará a mostra “Arte Francesa na História dos Palácios”, entre os dias 8 de agosto e 18 de outubro. Algumas das obras expostas são provenientes do Palácio dos Campos Elíseos, – que foi sede  do  governo  paulista no período de 1912  a  1964. Depois, elas foram transferidas para o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão.

A curadora do acervo, Ana Cristina Carvalho, destaca algumas peças de mobiliário em madeira, como as com  pátina dourada, produzidas nos séculos  XIX e XX, que caracterizam os períodos da corte de  Luis  XV  (1715-1774) e Luis XVI (1774-1792).  “A variedade de tipos de móveis segue no Brasil, em alguns casos, a mesma denominação francesa. Por exemplo, os canapés, bureaus, consoles e bergers, entre outros”, explica. 

Os objetos, em sua maioria, são jogos de porcelana, biscuits (porcelana queimada sem aplicação de verniz), serviços de mesa, relógios e vasos decorativos em vidro, adornados com pinturas de flores, animais e cenas campestres, que têm sua origem nas fábricas e ateliês de Limoges, Sèvres, Paris e Nancy. 

O visitante ainda poderá conhecer obras de artistas franceses como Joseph Bail, Marie Gabriel Biessy, Nicolas L. Albert Delevere, Pierre Joseph Dreus Dorcy. Também estão expostas obras de artistas brasileiros que estudaram e viveram em Paris, como Cícero  Dias,  Décio  Rodrigues Villares.

Serviço
Palácio do Horto
Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal
Horários de visitas: 4ª a domingo, das 9h às 15h (de hora em hora)
Atendimento para grupos acima de 10 pessoas por agendamento prévio
Entrada franca
Telefone: (11) 2193-8282

Do Palácio do Horto