Palácio do Horto inaugura exposição Memória do Lugar no feriado de 7 de setembro

São mais de 60 fotografias do final do século 19 até meados da década de 1960

ter, 06/09/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

O Palácio do Horto, residência de verão do governador do Estado, abre nesta quarta-feira, feriado de 7 de setembro, a exposição “Memória do Lugar”. A mostra traz imagens do acervo do Museu Florestal Octávio Vecchi, construído nos anos 30.

São mais de 60 fotografias do final do século 19 até meados da década de 1960, que registram a ocupação da antiga fazenda do Engenho da Pedra Branca, desapropriada para abrigar o Horto Botânico – projeto do naturalista sueco radicado no Brasil, Alberto Loefgren, de 1896.

A exposição também apresentará gravuras e desenhos que exploram o universo botânico, como as obras de Barbosa Rodrigues e Margareth Mee, produzidas no início do século 20 e na década de 1960, respectivamente.

A Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, órgão vinculado à secretaria da Casa Civil, Ana Cristina Carvalho, destaca que o Palácio do Horto está localizado em um dos espaços mais bucólicos e paisagísticos da cidade de São Paulo: o Horto Florestal. “Resgatar alguns fatos dessa história por meio de fotografias e pinturas e refletir sobre esses contextos é a proposta principal desta Mostra”.

Palácio do Horto

O Palácio foi construído na década de 1930 para ser a residência do administrador do então Serviço Florestal. Com paredes brancas e janelas verdes, o prédio possui uma fachada em estilo que mistura o neocolonial e o das casas de campo inglesas. Seu interior conserva o mobiliário e a louçaria típicos de uma casa de campo.

Nos seus jardins encontram-se preservadas 90% de árvores nativas, como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro, jatobá, eucalipto, pinheiro-do-brejo e outras. A fauna da região abriga diversas espécies, como macaco, tucano, capivara, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim pescador.

Como o Palácio está localizado na maior floresta nativa urbana do mundo, a Serra da Cantareira, os visitantes podem, ainda, aproveitar o clima, a topografia, a fauna e a flora diversificadas do local.

Serviço
Exposição “Memórias do Lugar”
Local: Palácio do Horto – Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo-SP
Data: 07 de setembro a 06 de novembro de 2011
Horário: de quarta-feira a domingo, das 9h às 15h
Entrada: gratuita
Informações: (11) 2193 8282 ou monitoria@sp.gov.br 
Agendamento necessário para grupo com mais de 10 pessoas pelo site www.acervo.sp.gov.br ou acervo@sp.gov.br 

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios