Palácio do Horto abriga exposição “Arte e Meio Ambiente”

Mostra vai até até o dia 11 de março de 2012 e faz parte das comemorações do Ano Itália/Brasil

dom, 20/11/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Desde o dia 18 de novembro, o Palácio do Horto abriga a exposição “Arte e Meio Ambiente: rompendo fronteiras” com obras de artistas italianos ou de origem italiana que retratam a relação entre Itália e Brasil, com destaque para a estética ambiental. O evento faz parte das comemorações do Ano Itália/Brasil 2011.

A mostra, que poderá ser visitada até 11 de março de 2012, apresenta peças que pertencem ao Acervo dos Palácios, órgão vinculado à Casa Civil. Há trabalhos de artistas como Alfredo Volpi, Eliseu Visconti, Brecheret, Ernesto Di Fiore, Maria Bonomi e outros. São artistas italianos ou brasileiros que se debruçaram em questões típicas da tradição italiana, inspirados pela música, literatura e costumes.

“A ponte artística entre Itália e Brasil também é destacada pela participação de artistas convidados cujas pesquisas estéticas, ambientais, historiográficas e arqueológicas estão expressas em pinturas, fotografias e vídeo arte, as quais evidenciam a herança artística italiana”, explica a curadora do Acervo dos Palácios, órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil, Ana Cristina Carvalho.

Estão, também, em destaque obras pertencentes ao Acervo voltadas à temática Meio-Ambiente como a coleção de gravuras da espécie de Palmeiras, de João Barbosa Rodrigues, e as aquarelas da série bromélias de Margaret Mee.

Obras de artistas italianos como Bianca Laura Petretto, Ermenegildo Atzori, Laura Petretto, Maurízio Mancioli, Marguerita Leoni, entre outros também poderão ser apreciadas.

Haverá painéis com temas sobre a natureza, da artista plástica italiana, Margherita Leoni, que há dez anos reproduz a vida vegetal das florestas espontâneas do Brasil, e esculturas de seu marido, Mello Witkowski Pinto.

A exposição “Arte e Meio Ambiente: rompendo fronteiras” acontece por meio de uma parceria com a Secretária do Meio Ambiente e o Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Serviço
Exposição: Arte e Meio Ambiente: rompendo fronteiras”
Local:
Palácio do Horto – Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo-SP
Data: De 18 de novembro de 2011 a 11 de março de 2012
Horário: de quarta-feira a domingo, das 9h às 15h
Entrada: gratuita
Informações: (11) 2193 8282 ou monitoria@sp.gov.br
Grupos acima de 10 pessoas: de 4ª a 6ª, às 9h, 11h e 14h (agendamento em http://www.acervo.sp.gov.br)

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo