Palácio de Inverno une arte e ecologia

A Residência de Inverno do governador exibe obras de Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral e Cícero Dias

ter, 03/06/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

Na Residência de Inverno do governo de São Paulo, conhecida como Palácio  Boa Vista, em Campos do Jordão,  estão em exibição obras de artistas como, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Cícero Dias, Di Cavalcanti,  Djanira Mota e outros.

Lá também estão expostas obras da  arte cusquenha, pinturas, esculturas, mobiliários e objetos sacros em prata. A arte cusquenha é considerada uma das mais importantes manifestações do trabalho de catequese realizado pela Igreja Católica na colonização da América andina.

No mesmo espaço estarão sendo exibidas fotos do “El Qhapaq Nan, ou o Grande caminho Inca” de diversos autores.

Quando os espanhóis chegaram ao Peru em 1532, ingressaram a um país de abismais contrastes geográficos, atravessado por uma complexa rede de comunicações. Esta rede permitia viajar por caminhos bem traçados e bem servidos; os habitantes da serra recebiam com brevidade os produtos do mar e chegavam aos vales da costa, madeiras finas e plumas da Amazônia.

O caminho possibilitava que os Incas administrassem desde Cusco os territórios localizados a milhares de quilômetros. O termo “cusquenho” não se limita à então capital do império inca e local de origem destas pinturas, mas uma arte difundida para toda a região andina.

Segundo a curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, Ana Cristina Carvalho a coleção pertencente ao governo paulista foi adquirida no final dos anos 60, quando o então secretário da Fazenda, Luís Arrobas Martins, no Governo Abreu Sodré reuniu um grupo de críticos de arte e especialistas para auxiliá-lo na montagem da coleção dos Palácios, orientando-os a privilegiar arte moderna brasileira e o barroco. A partir daí, as aquisições foram feitas por meio de concursos e doações.

Serviço

Palácio Boa Vista Avenida Adhemar de Barros, 3.001.

Telefone para Agendamento: (00 – 12) 3662.1122

As visitas orientadas podem ser realizadas de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

O ingresso custa R$ 5,00. A entrada é gratuita para alunos de escolas públicas, entidades assistenciais com autorização prévia e crianças até 10 anos.

Pagam meia entrada  maiores de 60 anos e estudantes com carteirinha.

Quando o Palácio recebe hóspedes oficiais, a área de visitação fica restrita e o visitante paga meia entrada.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo