Palácio Boa Vista recebe exposição “Colecionar: Um modo de guardar o mundo”

Mostra expõe coleções históricas dos palácios paulistas e de moradores da região

ter, 13/04/2010 - 12h07 | Do Portal do Governo

O Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, recebe de 17 de abril a 27 de junho, a exposição “Colecionar: Um modo de guardar o mundo”. A mostra reúne peças do mobiliário dos Palácios do governo paulista e parte de coleções particulares, contendo artefatos dos séculos 19 e 20, em metal e pedrarias como, por exemplo, anéis, colares, coroas, brincos, broches e vestuários de 25 países.

Dos Palácios paulistas serão exibidos um baú-cofre do século XVIII, canastras do século XX, contador do século XVII, além de arcas dos séculos XVIII e XIX.  As peças da coleção particular foram trazidas do norte da África, sudeste da Ásia, Indonésia, Índia e Oriente Médio e fazem parte do acervo etnográfico da colecionadora e pesquisadora Thereza Collor.

Grande parte das peças é originária de lugares como Afeganistão, Paquistão, Sulanato de Oman, Sumatra, Nepal, Sudão, Turcomenistão, Yomud, Uzbequistão, Yemen, Etiópia, Argélia, Arábia Saudita, Butão, Tibet, Cashimira, Egito, Índia, Indonésia, Irã, Kazaquistão, Marrocos, Mongólia, Nepal e Palestina.

Segundo a tradição, elementos de uso pessoal como colares, pulseiras, braceletes, cinturões e adornos de cabeça em prata são importantes porque representam status dentro dos grupos étnicos, símbolos de religião e de morte.  Braceletes e pulseiras de tornozelos simbolizam a formalização de compromisso como funcionam aqui as alianças de ouro.

No Palácio Boa Vista, “Colecionar:  Um  modo de guardar o mundo” inclui  também,   por meio do seu programa educativo, uma mostra temporária que reúne coleções de peças de moradores de Campos de Jordão e região.

A primeira colecionadora a fazer uso do espaço no Palácio Boa Vista é a professora da EMEFE Monsenhor José Vita de Campos do Jordão, Vera Maria Trassi, que coleciona cartões postais. Sua coleção tem mais de quarenta anos e foi iniciada em 1969, quando recebeu seu primeiro postal.

As inscrições serão abertas dia 22 de abril na bilheteria do Palácio com preenchimento de um formulário ou pelo email: nmmedeiros@sp.gov.br.

Serviço

Avenida Adhemar de Barros, 3.001, Campos do Jordão/SP
De 4ª feira a domingo e feriados das 10h às 12h e das 14h às 17h
Entrada: R$ 5
Entrada Franca- Apenas para alunos de Escolas Públicas e Entidades Assistenciais (com autorização prévia) e Crianças até 10 anos.
Pagam Meia Entrada: Maiores de 60 anos e estudantes com carteirinha
Agendamento: Telefone: (0XX12) 3662-1122
FAX: (0XX12) 3662-2966