Palácio Boa Vista exibe cerâmica artista

São 43 obras de autoria de artistas japoneses e nipo-brasileiros

ter, 01/07/2008 - 8h20 | Do Portal do Governo

A Residência de Inverno do governador do Estado, em Campos do Jordão, conhecida como Palácio Boa Vista, exibirá, a partir do dia 9, uma exposição  de Cerâmica Artística, como parte das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil.

São  43  obras  de  autoria  de artistas japoneses e nipo-brasileiros consagrados, como Shoko Suzuki, Megumi Yuasa, Marcelo Tokai, Mário Konishi, Mieko Ukeseki, Kimiko Suenaga, Kimi Nii, Shugo Izumi e Toshiyuki Ukeseki.

A  história  da  cerâmica  no  Brasil está ligada à figura da artista Shoko  Suziki,  que  em 1964 construiu o primeiro forno Noborigama no país, que  é  a forma final e a mais sofisticada tecnicamente do forno arcaico, à lenha,  de  alta temperatura no Extremo Oriente.  

Posteriormente, um grupo de  ceramistas  vindos  do Japão se estabelece no interior de São Paulo, na cidade de Cunha, formando um núcleo de produção artística em cerâmica.  Em poucos  anos  a  pequena  cidade do Vale do Paraíba se transforma em um dos mais importantes pólos ceramistas da América do Sul.

Cerâmica  é  uma  palavra que vem do grego “kéramos”, que quer dizer “terra queimada”  ou “argila queimada”, cuja existência data de cerca de dez mil a quinze   mil   anos,   sendo   freqüentemente   encontrada   em  escavações arqueológicas,   o   que   prova  sua  importância  no  desenvolvimento  da humanidade.

SERVIÇO

Palácio Boa Vista – Campos do Jordão

Período:  09 de julho a  31 agosto/2008

Avenida Adhemar de Barros, 3.001

As  visitas  orientadas  podem  ser  realizadas de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Telefone para Agendamento: (00 – 12) 3662.1122

O  ingresso  custa  R$  5,00.  A  entrada é gratuita para alunos de escolas públicas,  entidades assistenciais com autorização prévia e crianças até 10 anos.

Pagam meia entrada maiores de 60 anos e estudantes com carteirinha.

OBS.: “Quando o Palácio recebe hóspedes oficiais, a área de visitação fica restrita e o visitante paga meia entrada”.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo