Palácio Boa Vista abre exposição com obras sobre a história do Vale do Paraíba

Mostra tem entrada gratuita e pode ser apreciada até 29 de janeiro de 2012

qui, 06/10/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Com obras que destacam as mudanças urbanísticas e artísticas do ciclo do café desde o século XIX até a arte contemporânea, iniciada na metade do século XX, o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, inaugura a exposição Arte e Cultura do Vale do Paraíba Paulista no próximo sábado, 8.

Além dos acervos da Pinacoteca do Estado, do Museu de Arte Sacra de São Paulo, do Museu Redentorista e o Museu José Luiz Pasin – ambos de Aparecida -, foram selecionadas obras de artistas modernistas italianos e brasileiros como Fúlvio Pennacchi, Benjamin Parlagrecco, Clóvis Graciano, Alfredo Volpi e Claudio Tozzi.

A exposição está dividida em salas que receberam nomes de personalidades que contribuíram para a cultura do Vale do Paraíba, entre eles Frei Galvão, José Luiz Pasin, Ernesto Quissak e Rodrigues Alves. Também se destacam a Sala dos Modernistas e a Sala Especial com obras de artistas de origem italiana que fazem parte do programa “Heranças Culturais: uma ponte artística entre Itália e Brasil”, nas comemorações do Momento Itália-Brasil.

Durante a mostra, serão expostos na Capela São Pedro, anexa ao Palácio Boa Vista, fragmentos de altares barrocos de coleções particulares, em especial, da antiga catedral de Taubaté.

A Curadora do Acervo dos Palácios – órgão vinculado a Casa Civil – Ana Cristina Carvalho explica que a Exposição “Arte e Cultura do Vale do Paraíba Paulista” é uma oportunidade para todos os visitantes do Palácio Boa Vista conhecerem fatos, figuras, imagens e obras que representam a história política, social e cultural da região. O Palácio Boa Vista é a residência oficial de inverno do governador do Estado de São Paulo.

Serviço

Palácio Boa Vista
“Arte e Cultura do Vale do Paraíba Paulista”
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 3.001, Campos do Jordão – SP
Data: de 4ª feira a domingo e feriados
Horário: das 10h ao meio-dia e das 14h às 17h
Período da Exposição: de 8 de outubro a 29 de janeiro de 2012
Entrada: gratuita
Informações: monitoria@sp.gov.br / (12) 3662-1122
Agendamento: grupos com mais de 10 pessoas – de 4ª a 6ª, às 9h, 11h e 14h no site www.acervo.sp.gov.br  

Da Secretaria da Casa Civil