Paisagismo integra rio Tietê à metrópole

DAEE investe R$ 4,9 milhões na manutenção de árvores e arbustos nas margens do rio

ter, 01/05/2012 - 10h29 | Do Portal do Governo

 

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) está investindo R$ 4,9 milhões no trabalho de manutenção do paisagismo das margens do rio Tietê, no trecho entre a barragem da Penha e a foz do rio Pinheiros, em São Paulo. O grande canteiro, com 52km de extensão (26km em cada margem) foi implantado em 2007 para integrar as margens do rio à paisagem urbana da cidade, impedir ocupações irregulares e reforçar os cuidados ambientais. 

Com 350 mil m², equivalente a 50 campos de futebol, a área possui 40 mil árvores e arbustos, de 70 espécies diferentes com porte de até 30m de altura, e forração com grama e vedelha. Entre as espécies de árvores destacam-se as aroeiras, quaresmeiras, pau-brasil, palmeiras, jatobás, ipês, chorões, manacás-da-serra e cerejeiras. As plantas ocupam uma faixa de terreno com largura variável entre 2 e 10m, no nível da Marginal Tietê. 

Mensalmente, são plantadas mil novas árvores. A manutenção também engloba reposição de plantas mortas e podas. O trabalho inclui irrigação das árvores por caminhão-pipa, remoção de lixo e entulho, manutenção das vias de serviço e sistema de drenagem superficial. As equipes de manutenção já removeram mais de 19,5 mil toneladas de lixo, enviadas para aterros sanitários credenciados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Do Portal do Governo do Estado