Paisagismo do Rio Tietê recebe manutenção

Trecho entre a barragem da Penha e a foz do rio Pinheiros terá poda de árvores e plantio de mudas, entre outros serviços

sex, 20/12/2013 - 22h11 | Do Portal do Governo

O grande canteiro do Rio Tietê, com cerca de 50 quilômetros de extensão, vai receber nos próximos 12 meses uma atenção especial com o pacote de manutenção do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica). A autarquia prevê um investimento de R$ 9,77 milhões em serviços como poda de árvores e arbustos, plantio de mudas, reposição de árvores e controle de pragas, entre outros serviços.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O trabalho inclui também remoção de lixo e entulho, enviado para aterros sanitários credenciados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, manutenção das vias de serviço e sistema de drenagem superficial. O serviço é realizado com uma equipe de 140 homens, que trabalham das 7h às 17h.

O trecho previsto na manutenção tem 25 km de extensão em cada margem do rio, entre a barragem da Penha e a foz do rio Pinheiros. A vegetação ocupa uma faixa de terreno com largura variável entre 2 e 10 metros, no nível da Marginal Tietê.

O espaço com 350 mil metros quadrados, equivalentes a 50 campos de futebol, conta com aproximadamente 40 mil árvores – entre aroeiras, quaresmeiras, paus-brasis, palmeiras, jatobás, ipês, chorões, manacás da serra, cerejeiras – arbustos de 70 espécies diferentes, com porte de até 30 centímetros de altura, além de forração de grama amendoim, esmeralda e vedélia.

O canteiro foi implantado em 2007 com objetivo de integrar as margens do rio à paisagem urbana da cidade, impedir ocupações irregulares e reforçar os cuidados ambientais com as margens do Rio Tietê.

Do Portal do Governo do Estado