Pais devem pesquisar preços antes de comprar material escolar

Segundo levantamento feito pelo Procon-SP, variação entre estabelecimentos pode chegar a 163%

qui, 27/01/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Com a proximidade da volta às aulas, os pais devem ficar atentos na hora de comprar o material escolar. Uma compra feita às pressas pode causar muitos prejuízos, já que os valores dos produtos costumam ser diferentes entre uma loja e outra. Um levantamento realizado pelo Procon, na cidade de São Paulo, aponta que a variação de preço pode chegar a 163%.
 
A diretora de estudos e pesquisa do Procon-SP, Valéria Rodrigues Garcia, orienta que os pais verifiquem na lista quais itens do ano anterior podem ser reaproveitados. A qualidade do material também merece atenção. Os produtos devem ter informação de origem e composição. “Se você comprar um produto de baixa qualidade você vai ter que adquirir mais no meio do ano”, esclarece Valéria. A saúde e a segurança também correm riscos. “Um produto que não identifique, por exemplo, uma composição tóxica, pode levar a algum tipo de acidente de consumo”, completa.
 
Embora o estudo tenha sido feito em São Paulo, a recomendação de pesquisar muito antes de comprar serve para os moradores de outras cidades, já que a variação de preços entre estabelecimentos costuma acontecer em todo o Brasil.
 
Do Portal do Governo do Estado