Painel no IEA discute produção de alimentos e energia

Evento será realizado no próximo dia 17, às 14 horas, no auditório do IEA, na Cidade Universitária

ter, 10/04/2007 - 19h01 | Do Portal do Governo

Concomitante com um debate corrente na comunidade científica, o último painel do Ciclo Civilização da Biomassa, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, que acontece no próximo dia 17, às 14 horas, aborda o tema Produção Consorciada: Alimento versus Energia.

O ciclo teve início em abril de 2006 com o painel Tristes Trópicos ou Terra de Boa Esperança? Obstáculos ou Vantagens Comparativas para o Desenvolvimento da Civilização da Biomassa?. Em novembro foi realizado o painel Bioenergia: Etanol e Biodiesel e em março outros dois: Matriz Energética Brasileira e Novas Tecnologias para a Bioenergia.

Para quem deseja conferir esses outros painéis, os vídeos estão na Midiateca Online do IEA, na seção Biomassa.

A coordenação será de Ignacy Sachs, pesquisador visitante do IEA, coordenador do Ciclo Civilização da Biomassa e professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, França, onde é co-diretor do Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo.

O evento, gratuito, acontece no auditório do IEA, que fica na Avenida Professor Luciano Gualberto, travessa J, 374, Cidade Universitária, São Paulo.

Confira a programação do painel Produção Consorciada: Alimento versus Energia:

• Produção de Alimentos em Áreas de Renovação de Canaviais: Viabilidade Técnica e Econômica, Potencial de Produção e Responsabilidade Social — Silvio Borsari Filho, superintendente da Cooperativa dos Produtores de Cana da Zona de Guariba (Coplana);

• Cana para Energia — Jesus A. Ferro, diretor científico da Alellyx Applied Genomics e professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal;

• Obstáculos Socioeconômicos e Institucionais à Produção Consorciada Alimento e Energia — Ademar Ribeiro Romeiro, professor do Núcleo de Economia Agrícola da Unicamp;

• Produção de Cana: Potencial e Perspectivas — Marcos Landell, diretor técnico do Centro de Cana-de-Açúcar do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

• Produção de Alimentos X Energia: Estudo de Caso do Óleo de Girassol — César de Castro, coordenador da Área de Fertilidade e Microbiologia do Solo da Embrapa Soja.

Da USP Online