Pagamento de IPVA com desconto para placas final 1 termina nesta quarta

Para pagar, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do RENAVAM

qua, 11/01/2012 - 12h00 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 11,  vence o prazo para  os proprietários de veículos com placas final 1 efetuarem  o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 3%, caso decidam quitar o imposto em apenas uma parcela. Os contribuintes podem também, nessa mesma data, optar pelo pagamento do imposto em três parcelas. No mês de janeiro, as datas do calendário do IPVA seguem até o dia 24, de acordo com as placas dos veículos.

O imposto pode ser quitado de três maneiras: à vista com desconto (janeiro); à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas: janeiro, fevereiro e março. O pagamento será feito com base no final de placa dos veículos.  As tabelas, de valores venais e dos valores do IPVA, estão disponíveis no site http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/.

Cerca de 15 milhões de “Avisos de Vencimento” foram enviados pelos Correios, alertando o contribuinte para o dia do recolhimento. O aviso contém as principais informações para o pagamento do imposto. 

Para efetuar o pagamento do imposto, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento no guichê de caixa.  Os pagamentos podem ser feitos nos terminais de auto atendimento, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento. 

Imposto mais barato em São Paulo

Em 2012 IPVA ficará em média mais barato em São Paulo. O levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) registrou queda nominal de 3,75% nos preços de venda de veículos no varejo, de acordo com a média ponderada geral.

A pesquisa da Fipe, baseada nos valores de mercado de setembro de 2011, identificou maior queda de preços de venda para motos e similares, que apresentaram recuo de 5,56%. Os automóveis usados tiveram redução de 3,34%, seguidos dos utilitários, com menos 3%.  Os preços de vendas de caminhões ficaram 1,87% mais baixos e os referentes a ônibus e microônibus fecharam 1,77% abaixo do valor apurado no ano anterior.

Frota de veículos

A frota de veículos no Estado de São Paulo é de 19,6 milhões de veículos. Destes, cerca de 14,87 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA, 4,57 milhões de veículos estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e 160 mil são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/microônibus urbanos).  Para informações sobre valores, datas de pagamento e rede bancária autorizada, a Secretaria dispõe de serviço de informação pelo telefone 0800-170110 e pela internet.

Da Secretaria da Fazenda