Paço das Artes inaugura Temporada de Projetos e Hyperapple

Exposições serão inauguradas nesta terça-feira

ter, 24/04/2007 - 18h30 | Do Portal do Governo

A Temporada de Projetos do Paço das Artes chega ao seu décimo ano nesta edição de 2007-2008 com um total de 437 inscritos. O programa, que a cada dois anos apresenta mostras individuais de 20 selecionados, tem suas três primeiras exposições inauguradas nesta terça-feira, dia 24, com os trabalhos de Egidio Rocci, Jorge Menna Barreto e Milena Travassos.

Egidio Rocci, de São José dos Campos, interior de São Paulo, apresenta a série Junções na Temporada. Nela, Rocci problematiza a percepção de espaço propondo surpreendentes junções entre estruturas de móveis de madeiras. Já Jorge Menna Barreto, de São Paulo, capital, apresenta uma vídeo-instalação que propõe uma pesquisa sobre o amolecimento da noção de lugar na contemporaneidade. Para finalizar, Milena Travassos, de Fortaleza, traz uma vídeo-instalação que explora os conceitos da descontextualização e da materialidade do corpo. Cada trabalho vem acompanhado de um texto crítico, publicado no catálogo da temporada.

No mesmo dia 24, o Paço das Artes inaugura Hyperapple, uma instalação interativa dos artistas Rejane Cantoni e José Wagner Garcia. Segundo eles, o trabalho permite ao público a pesquisa de informações multisensoriais de um objeto, no caso uma maçã, com o uso de luva especial que projeta toda a dimensionalidade da fruta.

Imagine tatear a imagem 3D de uma maçã. Agora pense que, manipulando esse objeto virtual, é possível acessar todas as pesquisas e registros produzidos pela humanidade sobre a fruta. E mais: pode-se guiar esta experiência com a posição dos dedos ou de um toque no ar. “É como que se você estivesse dentro de um google 3D e descobre tudo que envolve a maçã intuitivamente”, explica Rejane.  

No dia 28, às 17h, Rejane e José receberão especialistas da Petrobrás para falar a respeito do projeto, que é a vertente artística do LabCog, um laboratório de desenvolvimento de interfaces de computador para necessidades específicas, ligado ao Projeto Cognitus da Petrobras.

Temporada de Projetos Egidio Rocci, Jorge Menna Barreto e Milena Travassos Abertura: 24 de abril, a partir das 19h Visitação: 24 de abril a 20 de maio Entrada Franca Hyperapple Abertura: 24 de abril, a partir das 19h Visitação: 24 de abril a 06 de maio Entrada Franca Palestra com Rejane Cantoni, José Wagner Garcia e especialistas da Petrobrás Dia 28, sábado, às 17h Entrada franca Paço das Artes Av. da Universidade, 1 Cidade Universitária

(11) 3814-4832

Da Secretaria da Cultura