Paço das Artes expõe Brasil sem estereótipos

Mostra “Brasil: desFocos (O Olho de Fora)” abriu ao público nesta terça, 22, e vai até 13 de abril

ter, 22/01/2008 - 21h03 | Do Portal do Governo

A exposição “Brasil: desFocos (O Olho de Fora)”, no Paço das Artes, reúne 77 obras de 28 artistas e mostra uma visão livre de estereótipos e preconceitos dos detalhes geográficos, arquitetônicos, culturais, antropológicos, sociais e etnográficos do Brasil. Além de contar com trabalhos de fotógrafos dos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Itália, China, Sérvia, México, Portugal, Alemanha e Argentina, a exposição traz também fotografias do fundador da pop art, Andy Warhol, do cantor escocês David Byrne e do artista multimídia Matthew Barney.

Os curadores, Paulo Herkenhoff e Nessia Leonzini, optaram por selecionar exclusivamente trabalhos de artistas estrangeiros para evitar o “nacionalismo”. “A exposição reúne artistas que, vindos de outras partes do mundo, usaram o meio fotográfico para desenvolver obras que problematizam o Brasil ou introduziram o Brasil em questões transversais de sua produção”, afirma Paulo Herkenhof.

Entre as fotografias expostas estão os retratos de Pelé feitos por Andy Warhol na década de 70, que serviram de modelo para a famosa tela da série de personalidades internacionais eternizados pelo pai da pop-art.

A mostra conta ainda com uma homenagem ao centenário de nascimento do arquiteto Oscar Niemeyer, cujas construções em Brasília foram fotografadas pelos norte-americanos Robert Polidori, Todd Eberle e Kenny Scharf e pela italiana Luisa Lambri, com focos bastante distintos.

O argentino Sergio Vega é responsável pela única instalação da mostra, “Tropicalonge”, um espaço em que animais e árvores como o tucano, o jacaré e a bananeira servem de modelo e estrutura para prédios.

 

SERVIÇO

“Brasil: desFocos (O Olho de Fora)”

Em cartaz de 22 de janeiro a 13 de abril

Agendamento para visitas monitoradas: (11) 3814-4832 (ramal 04)

Entrada gratuita

Paço das Artes

Avenida da Universidade, nº 1 – Cidade Universitária

Tel.: (11) 3814-4832

Site: http://www.pacodasartes.org.br

 

Da Secretaria Estadual de Cultura

(I.P.)