Pacientes vivendo com HIV ganham academia no HC da USP

Espaço para atividade física busca minimizar efeitos das doenças associadas à Aids crônica e ao uso de antirretrovirais

qua, 17/07/2019 - 16h42 | Do Portal do Governo

Os mais de três mil pacientes em tratamento da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) no Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP), na capital, têm à disposição uma estrutura para complementar os cuidados com a saúde.

O Laboratório de Atividade Física do Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids – Casa da Aids possui uma academia completa para minimizar os efeitos das doenças associadas à Aids crônica e ao uso de medicamentos antirretrovirais.

Pioneirismo

O espaço é o primeiro da rede pública de saúde do Estado voltado a pessoas vivendo com HIV. Os pacientes farão exercícios em aparelhos de musculação, esteiras e bicicletas ergométricas, sob a supervisão de educadores físicos. Serão oferecidos treinos aeróbico e de força, de flexibilidade e os funcionais. Eles ocorrerão diariamente em grupo e individual, quando necessário.

Os serviços de adequação do espaço físico e instalação do laboratório contaram com recursos de R$ 220 mil do Governo do Estado, por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde e o HC.

Os equipamentos foram obtidos por doação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), resultado de investigação científica conduzida pela Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias e financiada pela agência.

A inclusão da atividade esportiva tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e adesão ao tratamento. De acordo com o coordenador do local, Aluisio Segurado, os medicamentos mudaram o panorama do tratamento da Aids desde o primeiro surto da doença, além de alterarem a vida dos pacientes afetados pela enfermidade.

“Essas pessoas estão com o HIV controlado e a imunidade restaurada. Agora, é importante lutar contra outras doenças crônicas que podem afetá-las”, afirma o professor da FMUSP e diretor da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do HC.

Entre as doenças estão distúrbios metabólicos, doenças cardiovasculares e depressão. Segundo o docente, o exercício físico, unido ao acompanhamento de nutricionistas e educadores físicos, proporciona melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Exercícios

Além das atividades no hospital, os participantes podem continuar os exercícios em outros espaços, a partir de recomendações dos educadores físicos. “O interessante disso é que essa atividade pode ser realizada em equipamentos públicos instalados em parques e praças”, salienta Aluisio Segurado.

O Laboratório de Atividade Física funcionará também como um centro de pesquisas para a produção de resultados aplicáveis no dia a dia do paciente adulto que vive com HIV, o que poderá contribuir para a padronização do tratamento na rede pública de saúde, com a prescrição de exercícios essenciais para a garantia da qualidade de vida do paciente e adesão ao tratamento antirretroviral.

O cuidado integral é prestado por equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por médicos infectologistas, psiquiatras, ginecologistas, enfermeiros, dentista, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e educadores físicos.

O Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids – Casa da Aids funciona na zona oeste de São Paulo, na Rua Ferreira de Araújo, 789 (prédio anexo ao Centro de Saúde de Pinheiros). O atendimento aos pacientes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.