Pacientes salvos por transplante de medula recebem homenagem

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, participou do evento.

dom, 28/09/2008 - 10h46 | Do Portal do Governo

Cerca de 20 pacientes que tiveram suas vidas salvas por um transplante foram homenageados nesta sexta-feira, 26 de setembro, durante solenidade em comemoração aos 15 anos da Unidade de Transplante de Medula Óssea da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, participou do evento.

Na mesma ocasião foram inaugurados os novos ambulatórios e área de fisioterapia da Unidade de Transplante de Medula Óssea e foi lançada a pedra fundamental do Hospital de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp. Ao todo, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 450 mil nas novas instalações.

Com 350 metros quadrados, o novo espaço multiprofissional do Ambulatório de Atenção Integral ao Paciente Hematológico foi concebido para integrar equipes médicas, de enfermagem, fisioterapia, odontologia entre outros profissionais de saúde, priorizando a qualidade do atendimento e o conforto dos pacientes, familiares e profissionais. Já o projeto de construção de sua unidade de assistência ambulatorial e hospitalar vai quase triplicar o número de leitos aos pacientes hematológicos e para o transplante de medula óssea. Hoje, cerca de 70% dos cerca de 1.500 transplantes de medula óssea realizados no Brasil são efetivados no Estado de São Paulo.

“A Unicamp sempre foi conhecida por sua excelência no ensino e no atendimento à população. A Unidade de Transplante de Medula Óssea não foge a esta regra. Uma equipe formada por alguns dos melhores profissionais do país atende com competência e carinho centenas de casos encaminhados para cá de todas as partes do Brasil. Este é mais um exemplo do SUS que funciona”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Inaugurado em 15 de setembro de 1993, a Unidade de Transplante de Medula Óssea está entre as que mais realizam este tipo de procedimento no país. O serviço foi responsável pelo primeiro mini-transplante no país, técnica que beneficia pessoas com estado clínico mais sensível, como idosos e cardíacos.

Trinta anos após a realização do primeiro transplante no Brasil, o Hemocentro da Unicamp é a quarta instituição no país em volume de procedimentos. O novo hospital vai triplicar a capacidade do serviço.

Da Secretaria da Saúde

(M.S.)