Pacientes ganham enfermeiro personalizado

Profissionais cuidam de idosas ou com dificuldade de locomoção

ter, 25/03/2008 - 11h56 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual do Ipiranga, da Secretaria de Estado da Saúde, decidiu inovar e criou um sistema que leva o posto de enfermagem para dentro do quarto dos pacientes. Uma auxiliar de enfermagem permanece junto aos leitos em tempo integral para ajudar as pessoas internadas no que elas precisarem.

Munidas de mesa, cadeira, medicamentos e fichas de prescrição médica, as profissionais podem auxiliar prontamente, por exemplo, a trocar um curativo, dar os medicamentos, acionar o médico em caso de urgência, entre outros.

Com o posto fixo dentro do quarto também é possível socorrer mais rapidamente o paciente internado se ele passa mal e verificar a todo o momento se o soro está corretamente posicionado, corrigindo se a agulha escapar da veia.“Trata-se de um atendimento personalizado.

A auxiliar de enfermagem conversa com os pacientes e acompanha diariamente a evolução do quadro clínico, podendo relatar detalhes à equipe médica”, afirma a diretora do hospital, Vera Salim.

Os postos foram implantados inicialmente em 40 leitos da clínica médica, nos quartos da ala destinada a pessoas mais idosas ou com dificuldades de locomoção. A idéia é levar o modelo gradativamente a outras áreas de internação.

O Hospital Estadual do Ipiranga fica na avenida Nazareth, 28, zona sul da capital.

Da Secretaria da Saúde