Pacientes do Hospital das Clínicas de Botucatu coletarão exames em seus municípios

Pessoas em tratamento no hospital poderão procurar Unidade Básica de Saúde mais próxima

sáb, 20/03/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A partir de 1º de abril, os pacientes atendidos no Hospital das Clínicas (HC), câmpus de Botucatu, poderão coletar exames de sangue e de urina solicitados nas unidades básicas do seu município de origem. Com a parceria firmada entre o HC e as secretarias municipais de Saúde da região de Botucatu, os atendidos não terão mais de se dirigir ao setor de agendamento de exames e ao laboratório clínico do HC para realizar os exames.

“Os pacientes poderão ir até as unidades básicas de saúde com o pedido de exame, o pedido único, e realizar a coleta cujo resultado será encaminhado para o laboratório clínico do HC”, explica a professora Adriana Polachini do Valle, supervisora da Seção Técnica do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital das Clínicas. “Após essa etapa, os exames serão cadastrados com o registro do HC, e os resultados, encaminhados para o sistema de informação do nosso hospital, conforme rotina já estabelecida.” As equipes de coleta de todos os postos de saúde envolvidos no projeto estão sendo treinadas.

Participaram da capacitação todas as 13 unidades básicas de saúde de Botucatu e dos municípios de Areiópolis, Laranjal Paulista, Torre de Pedra, Porangaba, Pereiras, Bofete, Pratânia, São Manuel e Itatinga. Também integrarão o projeto os municípios de Avaré, Conchas, Anhembi e Pardinho. “Esperamos contar com a colaboração das equipes médicas nessa nova orientação aos pacientes”, afirma Adriana.

A parceria foi idealizada pelo superintendente do HC, professor Emílio Curcelli, e realizada pelo professor Carlos Macharelli e pela professora Adriana, com apoio do DRS 6 (Departamento Regional de Saúde) de Bauru. 

Da Unesp