Pacientes com transtornos afetivos são maioria no AME Psiquiatria

Falta de informações e preconceito ainda são obstáculos para o tratamento dos pacientes

qua, 25/03/2015 - 18h52 | Do Portal do Governo

Um estudo realizado pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Psiquiatria, localizado na Vila Maria, mostra que 52% dos pacientes atendidos no local possuem transtornos afetivos, principalmente depressão. Desde sua inauguração, em 2010, o AME atendeu quase 15 mil pessoas. Entre os idosos atendidos, a depressão é o principal diagnóstico, respondendo por 38% dos casos.

O ambulatório oferece cinco linhas de cuidado. Além dos transtornos afetivos, psiquiatria geriátrica (que corresponde a 17% dos casos), psiquiatria da infância e adolescência (12%), transtornos psicóticos e esquizofrenia (11%) e transtornos ligados ao uso de álcool e outras drogas (8%) são as outras linhas atendidas pelo AME.

Para que o tratamento seja eficiente e o diagnóstico rápido, o preconceito em buscar atendimento psicológico ou psiquiátrico deve ser deixado de lado. Uma situação que poderia ser controlada pode se agravar cada vez mais. No caso da depressão, outro problema é a dificuldade de identificar os sintomas, que geralmente são confundidos com sentimentos corriqueiros, como desânimo e tristeza.

Uma das principais formas de identificar a depressão é quando sentimentos negativos deixam de ser passageiros e começam a afetar de forma negativa a vida da pessoa em diversas áreas, seja no trabalho, sono, aspecto físico ou em suas relações pessoais. A evolução do quadro pode ser grave, mas quando tratado, pode evitar situações extremas. Por isso, em caso de suspeita, procure ajuda especializada.

Localizado na região da Vila Maria, em São Paulo, o AME Psiquiatria oferece atendimentos psicológico, psiquiátrico, de terapia ocupacional, enfermagem e serviço social para pacientes com encaminhamento. A equipe do ambulatório utiliza o modelo de Gerenciamento de Caso Eletrônico, que permite um acompanhamento mais eficaz dos pacientes.

Do Portal do Governo do Estado