Ovos de Páscoa feitos por reeducandas são doados a crianças

Seis unidades infantis foram beneficiadas com a ação; itens foram produzidos por quinze mulheres, durante a Semana Santa

qua, 24/04/2019 - 16h53 | Do Portal do Governo

As reeducandas da Ala de Progressão da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista fizeram a Páscoa de 680 crianças e adolescentes mais especial. Quinze mulheres produziram, durante a Semana Santa, ovos de chocolates para distribuir em seis unidades educacionais. A atividade deu foco à valorização humana, propiciando um meio de reintegração social e ressocialização às participantes.

Segundo a diretora do estabelecimento penal, Adriana Alkmin Pereira Domingues, essa é uma das formas de proporcionar às presas possibilidades de regressar à sociedade e exercer a cidadania com mais equidade, demonstrando que o cumprimento da pena vai além do período de punição, incluindo também a construção de conhecimento e humanidade, que as auxiliarão na nova jornada de vida após o cumprimento da pena.

Iniciativa

A ação resultou de um projeto original de produção de bombons, desenvolvido em março, a partir de um curso de empreendedorismo para mulheres que cumprem pena na Ala de Regime Semiaberto de Tupi Paulista com o título: “Bombons dos Sonhos! Qualidade e Amor”.

Executados na Padaria Artesanal do presídio por 15 reeducandas, os trabalhos foram possíveis graças à parceria do Poder Judiciário, que cedeu recursos financeiros para a aquisição dos materiais necessários, decorrentes de penas alternativas e transações penais.