Ouvidoria da EMTU/SP funciona no carnaval

Serviço informa o itinerário das linhas metropolitanas

ter, 20/02/2007 - 12h03 | Do Portal do Governo

Dia 20/02, feriado de carnaval, a Ouvidoria da EMTU/SP  0800 724 05 55 -, funciona normalmente. Este serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e informa o itinerário das linhas metropolitanas, tarifas, além de registrar sugestões e reclamações dos clientes deste sistema de transporte.

Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara

Neste Carnaval a programação das linhas no corredor metropolitano São Mateus – Jabaquara, gerenciado pela EMTU/SP e que atende aos municípios do ABC (São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema), será alterada por conta da variação de demanda de passageiros nesse período.

Dia 19/02 – Segunda-feira de Carnaval

As linhas a seguir circularão com frota de sábado, ou seja, 60% do total de ônibus que circulam em dias úteis.

284 – São Paulo (terminal metropolitano São Mateus) / Santo André (terminal metropolitano Santo André-Oeste)

285 – São Paulo (terminal metropolitano São Mateus) / São Bernardo do Campo

(terminal metropolitano Ferrazopolis),

287 – Santo André (terminal metropolitano Santo André Oeste) / Diadema

(terminal Metropolitano de Diadema)

288 – São Bernardo do Campo (terminal metropolitano Ferrazopolis) /

São Paulo (terminal metropolitano Jabaquara)

As linhas a seguir funcionarão com a frota de domingo, ou seja, 40% do total de ônibus que circulam nos dias úteis:

286 – Santo André (terminal metropolitano Santo André Leste) / São Bernardo do Campo (terminal metropolitano Ferrazopolis)

289 – Diadema (terminal metropolitano Piraporinha) / São Paulo (terminal metropolitano Jabaquara)

290 – Diadema (terminal metropolitano Diadema) / São Paulo (terminal metropolitano Jabaquara)

376 – Diadema (terminal metropolitano de Diadema) / São Paulo (Brooklin)

operarão com a programação prevista para um domingo

A linha 487 – Mauá (terminal metropolitano Sônia Maria) / Santo André

(parada Santa Tereza) cumprirá a programação com dois veículos a menos.

Dia 20/02 – terça-feira de Carnaval

Na terça-feira de Carnaval, dia 20/02, todas as linhas do corredor metropolitano circularão com a programação de domingo, ou seja, 40% do total de ônibus que circulam nos dias úteis que é de 200 veículos.

Os técnicos da EMTU/SP e da concessionária Metra acompanharão de perto a operação do corredor metropolitano para acionar, se necessário, motoristas de plantão e ônibus que estarão na reserva técnica no Centro de Controle Operacional, em São Bernardo do Campo. Esta estratégia de operação é necessária  para qualquer eventualidade no sistema, como a oscilação de demanda de passageiros interessados em acessar o sistema rodoviário que liga São Paulo à Baixada Santista, por meio do terminal Jabaquara.

Linhas metropolitanas

No final de semana, as cerca de 600 linhas metropolitanas circularão normalmente. No sábado, dia 17/02, a operação das linhas será com 70% da frota total dos dias úteis que é de 3.700 ônibus. No domingo, dia 18/02, a frota operacional será de 50%.

Na segunda-feira, 19/02, as linhas metropolitanas com destino à cidade de São Paulo funcionarão com a frota programada para o sábado e na terça-feira de Carnaval, a programação das linhas será a mesma de domingo.

Plantão do Controle Operacional

  A Unidade de Informação e Estratégia da EMTU/SP funcionará normalmente no feriado prolongado, acompanhando a operação do sistema de transporte metropolitano, por meio de agentes em viaturas, além do contato direto, via rádio,  com a Sala de Situação da Polícia Militar para acionar, se preciso, planos de operação de emergência (PAESE) em caso de qualquer eventualidade, como alagamentos, acidentes, entre outras ocorrências, inclusive com outros sistemas de transporte como trens, metrô e linhas de ônibus municipais.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos