Outubro Rosa promove ação com balões no centro de São Paulo

Campanha de prevenção ao câncer de mama reúniu 300 pessoas no Pátio do Colégio e encheu o céu com 1,8 mil balões de cor rosa

qui, 20/10/2016 - 16h52 | Do Portal do Governo

O céu do centro histórico de São Paulo ficou repleto de balões rosa nesta quinta-feira (20), em mais uma iniciativa da campanha “Outubro Rosa” promovida pelo Governo do Estado. Ao som do sino da Igreja do Pátio do Colégio, foram ao ar 1,8 mil balões para lembrar da necessidade de prevenção do câncer de mama, maior causa de morte entre as mulheres.

A ação teve participação de aproximadamente 300 pessoas, de diferentes instituições da sociedade civil, e causou impacto entre a população que circula diariamente pelo local. A iniciativa reuniu mulheres representantes de sindicatos, federações e confederações e teve apoio do Conselho Estadual da Condição Feminina, Coordenadoria da Política para Mulheres, da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania e da OAB-São Paulo.

A instabilidade de tempo típica da Primavera motivou as mulheres a levar também guarda-chuvas da cor rosa, e o evento teve ainda a presença de Márcio Elias Rosa, secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania.

A campanha
Outras iniciativas do Governo do Estado foram desenvolvidas durante o Outubro Rosa, como a iluminação do Palácio dos Bandeirantes na cor símbolo da campanha e a presença da carreta Mulheres de Peito, programa da Secretaria de Estado da Saúde, em vários pontos da cidade de São Paulo e Interior do Estado. Nelas, era possível fazer exames gratuitos, principalmente as mulheres de 50 a 69 anos, faixa de maior incidência de câncer de mama.

Em uma dessas ocasiões, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres, Secretaria da Justiça e Secretaria da Saúde, mantiveram a carreta durante uma semana, no Parque da Luz, em frente à Estação de Trens, para realizar exames e orientações sobre cuidados com a saúde.

Entrega de exames
Os resultados dos exames serão entregues nos dias 24, 25 e 26 deste mês, a partir das 9h, durante horário comercial, na sede da Coordenação de Políticas para Mulheres, localizada na rua Antonio de Godoy, 112, sala 81, centro de São Paulo.

Uma equipe composta por psicólogos e assistentes sociais estará no local para prestar orientações às mulheres que forem retirar o resultado dos exames.

Do Portal do Governo do Estado