Outubro Rosa: projeto Remama auxilia na reabilitação de mulheres com câncer

Além de reduzir a reincidência do câncer de mama, prática do remo estimula o convívio e a interação social

seg, 05/10/2015 - 8h21 | Do Portal do Governo

Desde 2013, o Projeto Remama busca resgatar a qualidade de vida, por meio da prática de remo, de mulheres que foram acometidas ao tratamento de câncer de mama. Estudos comprovaram que a prática do esporte pode ainda reduzir a reincidência da doença. O projeto é inspirado em um movimento mundial de superação da doença através do esporte.

Trata-se de um projeto realizado em parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Os exercícios são executados na Raia Olímpica da USP pelo Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), com mulheres pacientes do Icesp.

O remo é um esporte aquático completo e proporciona ao praticante disciplinado condicionamento cardiopulmonar, fortalecimento muscular e controle de peso corporal. Braços, pernas e troncos são bastante requisitados para impulsionar e movimentar o barco.

Com a prática do esporte, a reincidência da doença é minimizada em virtude do aumento da resistência física, que influencia na melhora do sistema imunológico para trabalhar no combate ao desenvolvimento de doenças.

As pacientes não ficam em grupos separados, são incluídas e recebem instruções juntamente às demais alunas do remo, o que estimula o convívio e a interação social, devolvendo à elas a autoestima e a qualidade de vida.

Do Portal do Governo do Estado