Outubro Rosa na Secretaria da Justiça começa na terça-feira (4)

Campanha de prevenção do câncer de mama começa com palestras e, na semana seguinte, com a instalação de uma carreta para exames de mamografia

seg, 03/10/2016 - 15h33 | Do Portal do Governo

A Coordenação de Política para as Mulheres, da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, inicia nesta terça-feira (4) a sua participação na campanha Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama.

A programação começa com palestras sobre o tema, a partir das 9h, no Auditório da Cidadania Franco Motoro, sede da Secretaria, localizado no Pátio do Colégio, centro histórico de São Paulo. A campanha inclui a permanência na Praça da Luz da Carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito, de 10 a 15 de outubro, período em que serão feitos exames gratuitos.

O câncer de mama é a principal causa de mortes de mulheres no Brasil. Grande parte da mortalidade provocada pela doença poderia ser evitada por meio do diagnóstico precoce e com exames médicos periódicos, principalmente nas mulheres com idade entre 50 e 60 anos, que devem fazer a mamografia em intervalos de dois anos entre um e outro. As mulheres podem fazer o autoexame (veja abaixo como proceder).

Hábitos saudáveis contribuem para reduzir em 30% os riscos da doença. Os procedimentos incluem alimentação adequada, a prática regular de exercícios físicos e controle de peso.

Como fazer o auto-exame (*)
Deite-se e ponha um travesseiro sob seu ombro direito. Coloque seu braço direito atrás da cabeça.

Use a ponta dos três dedos médios de sua mão esquerda para sentir nódulos ou endurecimentos na sua mama direita, conforme mostra a figura acima. A ponta de seus dedos é o terço distal de cada dedo.

Pressione bastante para um contato melhor com a sua mama, observando sua forma, sua densidade e possíveis abaulamentos.

Faça um movimento em torno da mama num mesmo sentido. Você pode escolher ou o círculo fig. A, no sentido de “vai-e-vem” como a fig. B, ou em cunha como mostra a fig. C. Siga a mesma rota cada vez. Certifique-se de que examinou toda a mama, e lembre-se dos detalhes para cada mês.

Agora examine sua mama esquerda, usando a ponta dos dedos médios da mão direita, repetindo o que fez com a mão esquerda no exame anterior.

(*)Fonte: Sociedade Brasileira de Cancerologia

SERVIÇO
Outubro Rosa – Sessão Solene
Terça-feira (4), às 9h
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Pátio do Colégio, 184, centro, São Paulo
De 10 a 15 de outubro, das 8h às 18h, Exames grátis de mamografia
Local: Parque da Luz (em frente à Estação da Luz) 

Programa
09h00 às 09h30 – Mesa de Abertura
Dr. Márcio Fernando Elias Rosa – Secretário da Justiça e Cidadania de São Paulo
Profº Dr. David Everson Uip – Secretário da Saúde do Estado de São Paulo
09h30 às 11h30 -“Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Mama” Dr. Luiz Henrique Gebrim – Centro de Referência Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byngton
-“Comportamento Sexual do Parceiro da Mulher com Câncer de Mama – O QUE MUDA?” Profª. Drª. Carmita Abdo – Coordenadora Geral do ProSex do Hospital das Clínicas
-“Comportamento Sexual da Mulher com Câncer de Mama – O QUE MUDA?” Profª Dra. Albertina Duarte Takiuti – Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de São Paulo e Coordenadora Estadual do Programa Saúde do Adolescente/SES.

Do Portal do Governo do Estado