Saúde divulga dicas para curtir festas com responsabilidade

Hidratação e uma boa alimentação são fundamentais para aproveitar a festa do melhor jeito

qui, 04/10/2018 - 15h55 | Do Portal do Governo

O mês de outubro é recheado de motivos para comemorar. Tem feriado, a tradicional festa para celebrar uma das bebidas favoritas do brasileiro.

É extremamente importante manter-se hidratado e bem alimentado para aguentar um ou mais dias de festa, principalmente se a folia necessitar de certo preparo físico. Por isso, lembre-se de beber água sempre que possível.

“Eletrólitos são minerais que se perdem no momento que fazemos algum tipo de esforço físico e não são repostos com frutas e água, por isso é importante beber água de coco ou isotônicos”, recomenda a nutricionista Karin Klack, da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.

O profissional de TI Marco Aurélio Cabral pretende curtir um ou dois dias de festival. Por experiência própria, vai procurar se alimentar bem sempre que for possível. “Fui ao festival da edição de Blumenau e não comi nada, apenas bebi cerveja. Ao fim do dia, quase passei mal”, lembra ele.

Nos dias posteriores, é bom repor os nutrientes perdidos. “Na última edição, depois de dois dias bebendo e comendo pouco e bebendo muito, meu corpo estava dolorido”, comenta o analista de sistema Eric Rocha, que irá retornar ao evento neste ano.

“O ideal é seguir uma alimentação mais natural possível, fracionada em seis refeições, com pequenas porções”, comenta Jane Lopes de Souza, nutricionista do ICESP.