Ouroeste é sede da primeira etapa da Jornada Acessa SP

Programação terá oficina de montagem de robôs, atualização para professores e sessão de cinema na praça

qui, 22/04/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A cidade de Ouroeste, na região administrativa de São José do Rio Preto, será a primeira cidade a receber um evento da Jornada Acessa SP. A ação acontecerá nesta sexta-feira, 23. Durante todo o dia, o posto terá atividades para divulgar o programa de inclusão digital do Estado, além de levar novidades e atividades diferentes aos usuários do interior.  

Entre as atividades que serão realizadas durante a série de jornadas estão oficinas que atendam aos interesses das comunidades locais, além de palestras e outras novidades da Rede de Projetos. A equipe do Acessa SP preparou programações diferentes para cada cidade.

Os usuários que forem ao posto de Ouroeste terão a ajuda de monitores para aprender a usar o portal Cidadão.SP (www.cidadão.sp.gov.br) que conta com mais de 1.800 serviços do governo do Estado de São Paulo. Também haverá um plantão de dúvidas para sanar questões relativas aos serviços eletrônicos do governo, como Nota Fiscal Paulista, licenciamento de veículos e atestado de antecedentes criminais, entre outros.

Durante a tarde, monitores do Acessa SP de cidades vizinhas e gestores do programa participarão de uma conversa sobre a Rede de Projetos. Deverão participar monitores de Turmalina, Populina, Guarani d’Oeste, Jales, Indiaporã, Mesópolis, Mira Estrela, Macedônia, Dolcinópolis e Vitória Brasil.  

Em seguida, será a vez da oficina de robótica, na qual interessados em geral – especialmente crianças e adolescentes – poderão aprender a fazer um robô. Professores do município estão convidados a participar da oficina “Conhecendo o computador”, que pretende aproximar a informática aos profissionais da educação.

A programação da Jornada Acessa SP em Ouroeste será encerrada com a apresentação do filme americano “Perseguindo um Sonho”, da diretora Anna Boden. O evento é a inauguração do projeto CinePipoca, que levará sessões de cinema gratuitas à praça central da cidade, que não tem cinema.

Veja a programação:

10 às 10h20 – Abertura / Apresentação da programação do dia
10h20 às 10h45 – Conhecendo o site www.cidadao.sp.gov.br
10h45 às 11h45 – Plantão de dúvidas – serviços de governo eletrônico
11h45 às 13 horas – Almoço
13 às 15 horas – Bate-papo com monitores das cidades vizinhas sobre a Rede de Projetos
15 às 17 horas – Oficina de Robótica
17 às 19 horas – Conhecendo o computador – oficina destinada a professores
19 às 22 horas – CinePipoca – exibição do filme Perseguindo um Sonho

Rede de Projetos

O Acessa SP mantém uma rede de projetos de desenvolvimento local. Monitores e usuários utilizam os postos do programa para promover oficinas com foco no desenvolvimento social, cultural e intelectual da comunidade. Em oficinas sobre os mais diversos temas, os participantes encontram, por exemplo, a oportunidade de se capacitar e aperfeiçoar profissionalmente, bem como conhecer os benefícios da internet no dia-a-dia. O Acessa SP oferece suporte técnico e treinamento dos monitores para a execução dos projetos.

O programa Acessa SP oferece aos usuários a oportunidade de participar de oficinas gratuitas, realizadas no posto do Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo. A cada mês cerca de 200 vagas são abertas para curso como Informática, Robótica, Linguagem de Programação (Linux), Montagem e Manutenção de Computadores, Navegando na Internet, Redes de Computadores, Fotografia, Técnicas de Redação, Desenho e Literatura.

Um dos objetivos da Jornada Acessa SP é motivar os monitores e usuários do interior a também desenvolverem projetos semelhantes.

Acessa SP 

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 45 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,9 milhão de usuários cadastros. Ao todo, são 595 postos em funcionamento em 524 municípios, com 4.715 computadores e 1.141 monitores.

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Serviço
Jornada Acessa SP em Ouroeste
Sexta-feira, 23, das 10 às 22 horas
Avenida Bartolomeu Bueno, 1360 – Centro – Praça Central
Participação gratuita. Basta comparecer ao posto no dia do evento

Próximas cidades:
Jornada Acessa SP em Assis – 14 de maio
Jornada Acessa SP em Rio Claro – 21 de junho
Jornada Acessa SP em Itu – 30 de julho
Jornada Acessa SP em São Paulo – 1 a 31 de julho (em diferentes postos do Acessa SP, ainda a serem confirmados)

Da Secretaria de Gestão Pública