Otimismo marca 15ª edição da Agrishow

Cerca de 140 mil visitantes passaram pela feira

dom, 04/05/2008 - 15h02 | Do Portal do Governo

Cerca de 140 mil visitantes passaram pela 15ª edição da Agrishow Ribeirão Preto, que começou na última segunda-feira e terminou neste sábado, 3, com pico de visitação no feriado de 1º de maio (35 mil pessoas). A próxima edição já está agendada para 27 de abril a 2 de maio de 2009. A marca de 2008 foi o otimismo.

Durante todo o período da feira, o gabinete do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, foi transferido para a Ribeirão Preto. Uma série de eventos marcou a presença da Pasta: apresentação de novas variedades, programas e ações desenvolvidas pelos institutos de pesquisa, órgãos de assistência técnica e defesa agropecuária.

Os enfoques foram a sustentabilidade e o alimento seguro, com apresentação das variedades desenvolvidas em 2007, demonstradas em plantio no próprio local. Destaques para as cinco variedades de cana, cinco de feijão e quatro tipos especiais de arroz. Os visitantes também puderam saber mais sobre o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, com ações voltadas para o controle de erosão, recuperação de matas ciliares e fortalecimento das associações de produtores rurais.

Na área de financiamento, conheceram o trabalho executado pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) da Secretaria, que oferece linhas de financiamento com juros de 3% ao ano e prazos de pagamento de até cinco anos aos produtores rurais paulistas com renda bruta anual de até R$ 400 mil, via Banco Nossa Caixa, o agente financeiro do Feap.

ENCONTROS – Vários eventos paralelos reuniram autoridades, setores público e privado em discussões em torno do agronegócio. Marcada pelo fechamento de grandes negócios, no entanto, a Agrishow também teve muita troca de informação e aproximações entre os diversos agentes do setor.

Uma comitiva do México, por exemplo, visitou o estande da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria (Cati) para conhecer os trabalhos direcionados à agricultura familiar, devido à similaridade entre São Paulo e o estado de Puebla. Na oportunidade, os secretários de Agricultura João Sampaio e Alberto Merino, do México, assinaram um protocolo de intenções de cooperação técnica e intercâmbio de recursos humanos, que envolve culturas como cana-de-açúcar, biocombustíveis, hortaliças e aqüicultura.

TRATORES – O governador José Serra esteve na Agrishow na terça-feira, 29 de abril. Ele trouxe uma notícia inovadora para os produtores: o incentivo do Estado para que eles possam adquirir tratores com taxa de juro zero, por meio do Programa Agricultura Moderna. São seis mil máquinas e o produtor poderá escolher três modelos, conforme o tamanho de sua propriedade.

“É um incentivo para a modernização da nossa agricultura, para o aumento da produtividade e para fortalecer o pequeno e médio produtor”, observou o governador, na ocasião.

Serra anunciou, ainda, o financiamento para aquisição de notebooks e equipamentos de informática e recursos para obras de infra-estrutura nas propriedades, com o propósito de incrementar a produção e garantir qualidade dos produtos. As medidas valerão a partir de julho.

O último item do pacote anunciado pelo governador é a desburocratização, com maior agilidade no processo de repasse da subvenção ao produtor rural. Com isso, ao contratar o seguro, o produtor não terá mais de pagar à seguradora o valor correspondente à subvenção estadual, uma vez que o pagamento será feito pela Nossa Caixa, diretamente às seguradoras, mediante autorização da Secretaria.

AFTOSA – Outro ponto de destaque da feira foi no dia 1º, quando o secretário lançou a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O pecuarista deve vacinar todo o seu rebanho até o dia 31 e tem até 9 de junho para comunicar e comprovar a vacinação na unidade de defesa agropecuária do seu município ou região, sob pena de multa se não o fizer.

O mesmo vale para a vacinação contra a raiva dos herbívoros, que ocorre no mesmo período, obrigatoriamente somente em três regiões do Estado: Mogi das Cruzes, Guaratinguetá e Pindamonhangaba.

Dentre as novidades apresentadas, destaque para a admissão de 356 novos profissionais, informatização dos procedimentos e certificação de propriedades livres de doenças.

Na última campanha de vacinação contra aftosa, em novembro de 2007 São Paulo alcançou 99,18% de um rebanho total de 12 milhões de cabeças.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(L.F.)