Osesp realiza a mais importante turnê de sua história

Programas escolhidos para a turnê abrangem a produção de compositores como os brasileiros Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri

seg, 05/03/2007 - 18h14 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp realiza entre os dias 06 e 29 de março a turnê mais importante de sua história. Serão 16 concertos em oito países europeus – Espanha, Suíça, Áustria, Portugal, Alemanha, França, Hungria e Polônia -, que incluem algumas das principais salas de concerto do mundo. Os pianistas Nelson Freire e Deszö Ranki acompanham o grupo como solistas convidados da turnê, que marca também os dez anos da direção artística do maestro John Neschling à frente da Osesp.

Os programas escolhidos para a turnê abrangem a produção de compositores das Américas, como os brasileiros Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri; o mexicano Silvestre Revueltas; e o argentino Alberto Ginastera; além de obras fundamentais de Rachmaninoff, Debussy, Respighi, Bartók e Tchaikovsky.

Deszö Ranki – Nascido em Budapeste em 1951, Ranki é professor da Ferenc Liszt Academy desde os 22 anos de idade. Quatro anos antes, já havia vencido a Zwickau Chucham Competition e iniciou uma longa série de recitais pela Europa, que depois se estendeu às Américas e Japão. Já se apresentou como solista diante das Filarmônicas de Londres e Berlim, da Concertgebouw, Orquestra Nacional de Paris e Tokyo NHK – e sob a batuta de maestros como Zubin Mehta e Lorin Maazel. A base de seu repertório inclui Bartók e Schubert, além de música contemporânea – ao lado de Edit Klukon, realiza cerca de 10 a 15 concertos anuais voltados para o repertório pianístico para quatro mãos.

Nelson Freire – Nascido em 1944, na cidade de Boa Esperança (MG), iniciou os estudos de piano, aos três anos de idade e estreou em público aos cinco anos. Em 1957, venceu o Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro e recebeu uma bolsa que lhe permitiu estudar em Viena. Convidado regular de destacadas orquestras, como as Filarmônicas de Berlim, Munique e Israel, as Sinfônicas de Viena e Londres, a Royal Philharmonic e a Orquestra Nacional de França, entre outras. Em 1999, Nelson assinalou o 150º aniversário da morte de Chopin com uma interpretação do “Concerto para Piano Nº. 2”, em Varsóvia.

Em 2001, presidiu o júri do concurso Marguerite Long, em Paris. Foi também solista da Orquestra do Tonhalle de Zurique, da Sinfônica da NHK de Tóquio e a Orquestra Giuseppe Verdi, de Milão. Gravou para a Sony/CBS, Teldec, DGG, IPAM e London. Em 1999, a Philips lançou um CD com as suas mais célebres interpretações, na coleção “Grandes Pianistas do Século XX”. A sua gravação dos 24 Prelúdios de Chopin, para a CBS, recebeu o Prêmio Edison e foi nomeado “Solista do Ano 2002” no prêmio “Victoires de la Musique”.

Da Secretaria da Cultura

C.M.