Osesp oferece curso de formação musical para professores

Para os alunos, foram criados concertos didáticos e gincanas musicais

ter, 30/06/2009 - 16h30 | Do Portal do Governo

Estão abertas até esta sexta-feira, 3, as inscrições para o programa Descubra a Orquestra, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Em parceria com a Secretaria da Educação, 70% das vagas serão oferecidas para professores e alunos das escolas da rede. Ao todo, 203 educadores serão capacitados para desenvolver atividades musicais em sala de aula e cerca de 24 mil alunos participarão de Concertos Didáticos e gincanas musicais na Sala São Paulo.

Os formulários de inscrição devem ser retirados nas secretarias das escolas.

O programa, além de possibilitar o acesso à Sala São Paulo, abre espaço para um trabalho continuado com os participantes para que a educação musical esteja presente em sala de aula.

No curso, com 68 horas de duração, os professores aprenderão sobre conceitos musicais, composição, melodias e como tirar som de materiais alternativos como sucata ou mesmo do próprio corpo. Também aprenderão jogos musicais, dinâmicas e atividades que poderão ser utilizadas e desenvolvidas em sala de aula, introduzindo o aluno ao mundo da música.

São quatro tipos de curso. O primeiro é de atualização para professores que já participaram do projeto. O segundo é para aqueles que já têm algum conhecimento musical, mas que nunca freqüentaram os cursos da Osesp. O terceiro é para professores sem conhecimento musical de 1º ao 5º ano, e o último é para professores sem conhecimento musical de 6º ao 9º ano, do ensino médio ou do Educacação de Jovens e Adultos (EJA).

Na parte voltada à formação de público, será oferecido aos professores um Concerto Didático ou um Ensaio Geral Aberto da Osesp, além da possibilidade de participação em uma Gincana Musical e na atividade Fazendo Música na Osesp. As duas últimas são atividades que englobam aspectos musicais de composição, apreciação e execução para grupos de crianças e adolescentes.