OSESP interpreta Ivan, O Terrível

A peça Ivan, o Terrível, escrita em 1942, foi encomendada pelo cineasta Sergei Eisenstein, para ser a trilha sonora da primeira parte de seu filme épi

sex, 28/03/2008 - 14h57 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) se apresenta na Sala São Paulo nos dias 28 e 29 deste mês para dar seqüência a sua Temporada 2008. Sob a batuta da maestrina chinesa Xian Zhang – que estará pela primeira vez com a Osesp – o grupo interpreta a obra Ivan, o Terrível, composta pelo russo Sergei Prokofiev. O concerto conta também com a participação de Adriana Clis (contralto), Stephen Bronk (barítono), Odilon Wagner (narrador), Coro Infantil da Osesp, Coro da Osesp e o Coral Lírico de Minas Gerais.

A peça Ivan, o Terrível, escrita em 1942, foi encomendada pelo cineasta Sergei Eisenstein, para ser a trilha sonora da primeira parte de seu filme épico histórico “Ivan, o Terrível”, inspirado no primeiro soberano russo, o temível czar Ivan IV, que torturou e assassinou diversos opositores. Assim, com base nos esboços detalhados que o diretor lhe fornecia, chegava aos ensaios com a música de cada cena completamente pronta.

Acostumado a trabalhar com o cineasta – pois já tinha escrito a partitura do filme “Alexandre Nevsky” -, o compositor transformava a divisão exata de uma cena em segundos, num sistema de compassos que servia de moldura à composição, experimentando a seguir o trecho num piano. Em seguida, aguardava o veto ou aprovação de Eisenstein, para só depois prosseguir com a orquestração.

Xian Zhang– Primeira apresentação com a Osesp

Nomeada regente associada da Filarmônica de Nova York, , em fevereiro de 2007, ocupando a “cadeira” de Arturo Toscanini, Xian Zhang já havia sido, antes disso, regente assistente dessa mesma Orquestra por um ano. Nascida em Dandong, China, fez sua estréia profissional aos 20 anos, conduzindo Le nozze di Figaro de Mozart no Teatro de Ópera de Pequim. Formada pelo conservatório de Pequim, com os títulos de bacharel e master, regeu por um ano lá, antes de se mudar para os Estados Unidos, em 1998. Na Europa, após a estréia em maio de 2005, Xian Zhang estabeleceu um contrato regular com a Orquestra Sinfônica de Londres. Os próximos compromissos europeus incluem apresentações com as sinfônicas de Birmingham, Bamberg, Berlim e Viena; as filarmônicas de Roterdã e da Rádio Francesa; no Festival de Bregenz, assim como a Concertgebouw. Rege um concerto de ano novo com a Dresden Staatskapelle e o concerto “Twelfth Night Concert”. No Japão, ela fará seu debut com a Sinfônica de Tóquio em abril de 2008.

OSESP

Ivan, o Terrível, de Sergei Prokofiev.

Quinta, 27/03 (21h, série Pau-Brasil); Sexta, 28/03 (21h, série Sapucaia) e Sábado, 29/03

(16h30, série Jequitibá). Preços: de R$ 28 a R$ 98

Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública estadual pagam. Estudantes pagam meia, mediante comprovaçãoSala São Paulo

Pça. Júlio Prestes, s/nº (0xx11) 3223-3966.

Da Secretaria da Cultura

C.M.