Osesp faz primeira audição mundial de obra de Ripper

A Sala São Paulo recebe, para estréia mundial, nos próximos dias 1, 2 e 3 de maio, João Guilherme Ripper com a obra Desenredo. Nascido em 1959, no Rio de […]

ter, 29/04/2008 - 18h15 | Do Portal do Governo

A Sala São Paulo recebe, para estréia mundial, nos próximos dias 1, 2 e 3 de maio, João Guilherme Ripper com a obra Desenredo. Nascido em 1959, no Rio de Janeiro, Ripper foi regente de diversas orquestras, como a Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica de Brasília, Orquestra da Rádio Cultura de SP e a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, além de ter sido premiado, em 2000, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Desenredo narra o conflito entre os cantadores Arnoldo Choenbergue e Inácio de Catingueira, que, a exemplo do repente nordestino, se enfrentam com as palavras e a música, em busca de um único objetivo: a fama.

Tendo sido composta entre 2007 e 2008, a composição é fruto da mistura entre as regras clássicas do lirismo musical e da livre criação, ou seja, o tonalismo e o atonalismo. A obra é também um agradecimento bem-humorado a John Neschling, pela oportunidade de escrever Desenredo para o Coro e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Ainda dentro do programa de apresentações, a Osesp irá executar obras de Dmitri Shostakovich, músico russo do início do século XX, que teve grande relevância na vida política de seu país, e Maurice Ravel, famoso por “seu” Bolero, que terá apresentada sua Daphnis et Chloé, suítes 1 e 2.

Serviço

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes s/nº

Tel.: (11) 3223-3966

De R$ 28 a R$ 98

Aposentados, professores da rede estadual, estudantes e maiores de 60 anos pagam meia-entrada

Da Secretaria de Cultura