Osesp faz concertos populares em dezembro

Concertos acontecerão ao ar livre e na Sala São Paulo

sex, 04/12/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Os amantes da música de boa qualidade não podem perder os concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) programados para este mês. Neste domingo, 6, às 10h30, sob regência de Naomi Munakata, o Coro de Câmara da Osesp fará uma apresentação na praça Victor Civita. O grupo interpreta obras de compositores brasileiros, como Bom dia, de Gilberto Gil e Nana Caymmi, Cateretê, de Francisco Mignone, Suíte dos Pescadores, de Dorival Caymmi, Sabiá, coração de uma viola, de Aylton Escobar, Suíte Nordestina, de Ronaldo Miranda – com solos do baixo Fernando Coutinho — e composições de temática natalina.

No dia 13, será realizada a já tradicional apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp e seus grupos artísticos no Parque Villa-Lobos. O concerto terá início às 10 horas, com a apresentação do Coro Infantil da Osesp. As crianças interpretarão canções folclóricas e natalinas de diversos países. Em seguida, o Coro Juvenil apresenta obras de Catulo da Paixão Cearense, Caldas e Cavalcanti, a canção do repertório afroamericano Soon ah Will be done e a canção francesa Ding dong! Merrily on High.

Sob regência de Naomi Munakata, o Coro da Osesp apresenta Cancioneiro de Lampião, de Marlos Nobre, a canção natalina inglesa Primeiro natal e Boas Festas, de Assis Valente. Após as récitas de música coral, o violinista Samuel Dias – aluno da Academia da Osesp – executa Árias ciganas, de Sarasate.

A Osesp sobe ao palco do parque ao meio dia, tendo à frente o seu regente principal, Yan Pascal Tortelier e Arnaldo Cohen, um dos mais importantes pianistas brasileiros, como solista no Concerto para piano em lá menor, de Grieg. A apresentação finaliza com a Abertura 1812, considerada uma das mais populares obras de Tchaikovsky.

Nesse mesmo dia, os alunos da Academia de Música farão uma apresentação na sala São Paulo. O concerto marca o encerramento das atividades do semestre e integram o projeto pedagógico de apresentar ao público o desenvolvimento dos alunos durante o período letivo. Os jovens músicos se apresentarão como solistas e em formações de câmara na Sala São Paulo. No repertório, obras de Mozart, Debussy, Bach e Schumann, entre outros. No dia 15, o grupo volta a subir ao palco.

Serviço

Concerto na Praça Victor Civita
Data: domingo, 6
Horário: a partir das 10h30
Rua Sumidouro, 580
Pinheiros

Concerto no Parque Villa-Lobos
Data: domingo, 13
Horário: a partir das 10h30
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001
Alto dos Pinheiros

Concerto na Sala São Paulo
Datas: domingo, 13, a partir das 17 horas e terça-feira, 15, a partir das 20h30
Praça Júlio Prestes, 16
Telefone: (11) 3223-3966
Entrada franca
Ingressos poderão ser retirados a partir do dia 7 de dezembro. Serão liberados dois ingressos por pessoa, sem lugar marcado

Da Osesp