OSESP faz concerto em prol das vítimas de tsunami e terremoto no Japão

A apresentação contará com a participação de músicos japoneses e nipodescendentes e com obras de Heitor Villa-Lobos, Toru Takemitsu e Yoshinao Nakada

seg, 04/04/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Em uma iniciativa inédita, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Secretaria da Cultura, se juntam a um grupo de entidades japonesas para uma ação que visa arrecadar fundos em prol das vítimas dos recentes desastres naturais que devastaram a região Nordeste do Japão.

O concerto realizado pela Osesp, na Sala São Paulo, acontecerá no dia 11 de abril, exatamente um mês após a tragédia, e abrirá as atividades da campanha SOS Japão , que conta ainda com dois jantares -um no Hotel Unique e outro no Palácio dos Bandeirantes- e demais atividades ainda a serem divulgadas. Todas as receitas geradas pelos eventos serão revertidas à causa.

A  apresentação contará com artistas japoneses que fixaram residência no Brasil, como a maestrina  Naomi Munakata e  a soprano Eiko Senda; bem como de artistas nipodescendentes, caso do pianista Fernando Tomimura. A eles se juntam o maestro brasileiro Wagner Polistchuk.

O repertório terá início com o Réquiem de Toru Takemitsu, obra inédita no Brasil , que será tocada pela Orquestra de Cordas da Osesp, sob regência de Wagner Polistchuk. Na sequência, a maestrina Naomi Munakata comanda o Coro da Osesp em três obras de Villa-Lobos, Pater Noster , Ave Maria , e Bachianas Brasileiras nº5 , esta última com a participação do naipe de violoncelos da Osesp e da solista Eiko Senda. Ainda sob regência de Naomi Munakata , as Vozes Femininas do Coro da Osesp cantam a Suíte Borboleta , do japonês Yoshinao Nakada, com solos do pianista Fernando Tomimura. O espetáculo se encerra com as Bachianas Brasileiras nº9 , regidas novamente por Wagner Polistchuk.

O concerto contará com o patrocínio da CBMM e Camargo Corrêa e apoio do Instituto Tomie Ohtake e da Ingresso Rápido. Doações para a SOS Japão também serão recebidas na noite do espetáculo. 

SOS JAPÃO

Sensibilizados com a catástrofe que recentemente abalou o Japão e deixou cerca de 10 mil mortos e 17 mil desaparecidos,  sete  entidades japonesas sediadas no Brasil – Bunkyo, Kenren, Kodomo no Sono, Kibo No Iê, Ikoi No Sono, Hospital Santa Cruz e Consulado Geral do Japão – estão promovendo uma campanha para ajudar as vítimas da tragédia que atingiu o país no último dia 11 de março. A iniciativa, batizada de SOS Japão, já tem três eventos confirmados e outros dois em planejamento, todos com a renda revertida para as vítimas.

Sala São Paulo
Pça. Júlio Prestes, 16 – São Paulo/SP
Segunda, 11 de abril, às 21h
Preço único: R$ 50
Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública têm 50% de desconto, mediante comprovação
Recomendação etária: 7 anos
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Ingressos também pela Ingresso Rápido: (11) 4003-1212 – www.ingressorapido.com.br
Estacionamento: 611 vagas (20 para Portadores de Necessidades Especiais e 33 para Idosos) – R$ 12
Bilheteria: (11) 3223-3966

Da Secretaria da Cultura