Osesp fará concerto com transmissão ao vivo para a Europa

A orquestra foi convidada a para o concerto de Ano Novo da emissora franco-alemã ARTE

seg, 22/12/2008 - 11h16 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo será a atração do tradicional concerto de Réveillon que a emissora de televisão franco-alemã ARTE oferece anualmente a seus espectadores. A orquestra fará duas apresentações de gala na Sala São Paulo, nos dias 30 e 31 de dezembro, às 21h00 e  20h00, sob regência de seu diretor artístico, o maestro John Neschling. A primeira apresentação será gravada e a segunda, transmitida ao vivo para França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Espanha, Áustria, Polônia, Finlândia, Portugal, Dinamarca, Hungria, Suécia, Itália e Holanda. O concerto também será transmitido no Brasil, pela TV Cultura.

Em 2006, o concerto de fim de ano da ARTE foi regido pelo maestro argentino naturalizado israelense Daniel Barenboim. No ano passado foi a vez do maestro venezuelano Gustavo Dudamel, regente em ascensão no mercado internacional e novo titular da Filarmônica de Los Angeles.

A ARTE leva ao ar programação exclusivamente cultural. Seu orçamento é de 310 milhões de euros, o maior do mundo para um canal voltado somente para a cultura. O canal tem pouco mais de dez anos de existência e seu sinal já é difundido em mais de cem países.

Os concertos de gala na Osesp na Sala São Paulo serão abertos ao público e contarão com a participação da cantora Mônica Salmaso e da Banda Mantiqueira, que já gravaram juntos um CD em parceria com a Osesp.

O programa trará obras clássicas e populares de compositores brasileiros, além de peças dos argentinos Astor Piazzola e Alberto Ginastera. Estarão no repertório os Choros nº10, de Heitor Villa-Lobos, trechos do Maracatu do Chico Rei, de Francisco Mignone, e Batuque, da suíte Reisado do Pastoreio, de Lorenzo Fernândez.

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
John Neschling regente
Mônica Salmaso
Banda Mantiqueira
Coro da Osesp Naomi Munakata regente

Heitor Villa-Lobos – Choros nº 10 – Rasga o Coração

Astor Piazzolla  – Invierno porteño
Alberto Ginastera – Estância, Op.8a: Malambo
Almira Castilho/Gordurinha – Chiclete com Banana
Noel Rosa / Vadico – Conversa de Botequim
Camargo Guarnieri – Encantamento
João Bosco – Linha de Passe
Guinga / Blanc – Baião de Lacan
Francisco Mignone – Maracatu do Chico Rei: excertos
Oscar Lorenzo Fernandez – Reisado do Pastoreio: Batuque
César Guerra Peixe/Clóvis Pereira – Mourão
Ary Barroso – Aquarela do Brasil

Terça, 30/12 (21h); Quarta, 31/12 (20h)
Preço: R$ 20
Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública estadual pagam 1/2, mediante comprovação
Estacionamento: 610 vagas (592 comuns e 18 para Portadores de Necessidades Especiais) – R$ 8.
Sala São Paulo (1484 lugares) – Pça. Júlio Prestes 16  – (11) 3223-3966
Bilheteria: Segunda a sexta, das 10h00 às  18h00, ou até o início do concerto.sábado, das 10h00 às 16h30, ou até o início do concerto.
Domingo e feriado, quando houver apresentação, desde duas horas antes do concerto.
Observação: no dia 31/12/08, a bilheteria funcionará desde duas horas antes do concerto.

Da Fundação Osesp