Osesp executa concerto em homenagem ao centenário da imigração japonesa

Na platéia, o príncipe herdeiro Naruhito que foi recepcionado pelo governador em exercício Alberto Goldman

qui, 19/06/2008 - 21h02 | Do Portal do Governo

A primeira noite do príncipe herdeiro Naruhito, do Japão, no Estado teve como palco a Sala São Paulo, na região central da capital. No programa,  um concerto em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, executado pela Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).

Sob a regência do maestro John Neschling, o repertório da orquestra incluiu o Concerto nº 2 para Piano em Si b maior, Op.83, de Johannes Brahms, e a obra A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky. O governador em exercício, Alberto Goldman, recepcionou o herdeiro do trono japonês.

O programa tinha tudo para agradar o príncipe Naruhito. Ele, assim como os demais membros da Família Real, segue a tradição de praticar uma arte marcial e uma arte clássica. Assim, Naruhito optou pela música e passou a tocar viola.

O apreço pela música não passou despercebido pelo Governo do Estado. Durante a visita do príncipe ao Palácio dos Bandeirantes, prevista para o sábado, 21, o governador José Serra deverá presentear o herdeiro do trono japonês com uma viola. Serra também presenteará a pequena Aiko, filha do príncipe, com um violino. Fabricados no interior do Estado, os instrumentos chegaram na quarta-feira, 11, à sede do governo paulista, no bairro do Morumbi, e foram recebidos pela chefe do cerimonial, Cláudia Matarazzo.

Osesp

Com mais de 130 apresentações anuais em sua temporada de concertos, a Osesp é considerada hoje a mais destacada da América Latina. De programação abrangente, que mescla as grandes obras da literatura musical internacional com primeiras audições mundiais e compositores brasileiros, a Osesp traz ao Brasil alguns dos maiores solistas e regentes da atualidade.

O concerto comemorativo aos 100 anos de imigração japonesa terá reprise às 21h de sexta-feira, 20, e às 16h30 de sábado, 21.

Manoel Schlindwein

(I.P.)