Osesp divulga temporada de concertos 2009

A próxima temporada contará com 30 programas sinfônicos, um coral e 24 de música de câmara

qua, 01/10/2008 - 16h10 | Do Portal do Governo

O ano de 2008 ainda nem chegou próximo ao fim e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp – já anuncia sua Temporada para 2009, que terá 130 récitas, divididas em 18 séries de concertos. Elas abrangem 30 programas sinfônicos, um coral e 20 de câmara, incluindo as séries Um Certo Olhar e Quarteto Osesp, que retorna para o seu segundo ano de atividades.

Para manter seus objetivos, a Osesp encomenda obras à compositores nacionais; apresenta óperas em formato de concerto; traz a São Paulo, ao menos uma vez por ano, compositores contemporâneos para curtas residências na cidade; e, por fim, oferece ao público um grande número de obras ainda não executadas em São Paulo ou, até mesmo, no Brasil.

A temporada tem início nos dias 5, 6 e 7 de março, com o oratório Paulus, Op.36, de Felix Mendelssohn-Bartholdy. O encerramento será nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, com um programa destinado a grandes obras compostas para o cinema, como a Abertura, de Lawrence da Arábia, de Maurice Jarre e Três Peças para Violino e Orquestra, de John Williams, do filme A Lista de Schindler.

Destaques

Os principais destaques do ano incluem duas óperas apresentadas em abril e setembro, respectivamente, Falstaff, de Giuseppe Verdi e O Cavaleiro da Rosa, de Richard Strauss; a Sinfonia nº2 – Lobgesang, de Mendelssohn-Bartholdy; duas obras de uma das mais importantes compositoras russas da atualidade – Sofia Gubaidulina – Two Paths e Stimmen… verstummen…; o retorno da percussionista escosesa Evelyn Glennie, surda desde os 12 anos, que em 2004 encantou o público da Sala São Paulo; além de nomes já consagrados pelo público brasileiro como os regentes Claus Peter Flor e Frank Shipway e os pianistas Ricardo Castro e Arnaldo Cohen, que gravará com a Osesp e o maestro John Neschling, os Concertos nº 1 e nº 4, de Rachmaninov.

Novidades

Os principais destaques da Temporada, por si só, já seriam suficientes para alegrar qualquer ouvinte de música clássica. Se não bastasse, a Osesp decidiu trazer algumas novidades para 2009. Uma delas foi a criação de um mês inteiro dedicado a um dos instrumentos preferidos do público – o piano. Durante mês de outubro, quatro grandes pianistas de renome internacional farão três recitais cada, na Sala São Paulo. O repertório será diversificado e incluirá obras de Chopin a Gottschalk, passando por Villa-Lobos, Ravel, Prokofiev, Beethoven, Stravinsky, Albéniz e Mussorgsky.

Em homenagem ao Ano da França no Brasil, uma infinidade de obras de compositores franceses e mais especificamente, três concertos em maio, regidos por John Neschling, com composições de Ravel, Dutilleux e Debussy.

Por fim, a orquestra encerra sua temporada com um repertório dedicado ao cinema, com trilhas criadas para os filmes: Lawrence da Arábia, Esqueceram de Mim, A Ponte do Rio Kwai e a Lista de Schindler, entre outros.

Assinaturas 2009

Juntamente a essa ação, terá início também a primeira fase do processo de Assinaturas 2009, com a abertura do período de renovação – de 14 a 28 de outubro – e troca de lugares (de  4 a 17 de novembro) para assinantes antigos.

A partir do dia 18 de novembro tem início a venda de novas assinaturas. Até o dia 15 de dezembro, os interessados poderão acessar o site www.osesp.art.br ou entrar em contato pelo telefone 11 3292-4875 (de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados) e adquirir os lugares disponíveis, após as renovações e trocas já realizadas pelos antigos assinantes. No último ano, o índice de assinaturas renovadas atingiu a marca de 86,6%. Após o término do prazo para novas adesões a Osesp atingiu seu recorde com quase 11 mil assinaturas. Para este ano, a expectativa é que esse número cresça ainda mais.

Temporada Sinfônica, mês a mês:

Março – Após a abertura, com Paulus, de Mendelssohn, a Osesp apresentará nos dias 12, 13 e 14 obras de Khachaturian, Rossini e Nielsen, regidas por Claudio Cruz, com solos do fagotista Patrick de Ritis; na semana seguinte, dias 19, 20 e 21, a soprano Juliane Banse é convidada do maestro John Neschling. No repertório árias de Don Giovanni e As Bodas de Fígaro e a Sinfonia nº31 de Mozart, e Sheherazade e La Valse, de Ravel. Fechando o mês, dias 26, 27 e 28, o maestro russo Gennady Rozhdestvensky, regendo seu próprio filho, o violinista Sasha Rozhdestvensky, no Concerto nº1, de Prokofiev. Complementam o repertório, a Sinfonia nº10 de Shostakovich e As Estações, de Glazunov.

Abril – O maestro Rozhdestvensky volta ao palco da Sala São Paulo para três novos concertos, nos dias 2, 3 e 4, desta vez com sua esposa, a pianista Viktoria Postnikova, em um programa com Liadov, Prokofiev e Tchaikovsky; nos dias 9, 10 e 11, o regente assistente da Osesp Victor Hugo Toro apresenta a harpista Jana Bouskova. Na ocasião, obras de Marcus Siqueira, Ginastera, Martinu e Max Reger. A ópera Falstaff, de Verdi é o destaque dos dias 22, 23 e 24, com regência de John Neschling e grande elenco. Na última semana do mês, o francês Louis Langrée rege o pianista libanês Abdel Rahman el Bacha em um repertório dedicado à Beethoven.

Maio – O regente alemão Claus Peter Flor, rege a Osesp em duas semanas consecutivas. De 7 a 9 apresenta obras de Schoenberg e Mendelssohn com a presença do tenor Christoph Genz e da soprano Christina Landshamer; entre os dias 14 e 16 faz três sinfonias de Haydn, de nºs 6, 7 e 8, também conhecidas como Le Matin, Le Midi e Le Soir e excertos da Sinfonia Sacra de Giovanni Gabrieli. O maestro John Neschling volta nos dias 21, 22 e 23 ao lado do pianista Arnaldo Cohen para o Concerto nº4 de Rachmaninov. Suk e Nepomuceno completam a semana. Entre os dias 28 e 30, a homenagem ao Ano da França no Brasil, com o violoncelo de Xavier Phillips e obras de Ravel, Dutilleux e Debussy.

Junho – Britten, Mozart e Sibelius abrem o mês, com o pianista Alexandre Tharaud regido pelo maestro Yoram David, nos dias 4, 5 e 6. Victor Hugo Toro volta com as duas obras de Sofia Gubaidulina e a Sinfonia nº26, de Haydn, entre 11 e 13. Regida pelo maestro John Neschling e contando com o cellista Johannes Mose, a orquestra intepreta um concerto de Hindemith e a famosa Quinta Sinfonia, de Tchaikovsky, nos dias 18, 19 e 20; no encerramento do mês, o maestro espanhol Victor Pablo Pérez rege o violinista alemão Kolja Blacher, em obras de De Falla, Bartók e Mendelssohn.

Julho – O mesmo Victor Pablo Pérez volta para sua segunda semana com dois concertos nos dias 2 e 6, com a soprano Maria Bayo e o barítono Carlos Bergasa, para um repertório dedicado aos compositores espanhóis Federico Chueca, Joaquin Valverde e Gerónimo Gimenez, com participação do Coro da Osesp.

Agosto – Nos dias 6, 7 e 8, Arnaldo Cohen volta para o Concerto nº1, de Rachmaninov. Com regência de John Neschling, a Osesp apresenta ainda Tchaikovsky e Shostakovich. Entre os dias 13 e 15, novamente sob a batuta de seu titular, a orquestra apresenta uma obra do brasileiro J.A. Almeida Prado. Nas duas últimas semanas do mês, a orquestra recebe o maestro de origem húngara, naturalizado alemão, Gabor Ötvös que rege Weill, Kodály e Beethoven, nos dias 20, 21 e 22 e, com participação do violista chileno Roberto Diaz, Prokofiev, Bartók e Dvorák, entre 27 e 29.

Setembro – A ópera O Cavaleiro da Rosa, de Richard Strauss, dá início ao mês, com apresentações nos dias 9, 11 e 13, elenco que inclui os cantores alemães Anne Schwanewilms e Franz Hawlata e a soprano sueca Malin Hartelius, e regência de John Neschling, que volta no dia 19 para uma única apresentação com o repertório ainda não divulgado da Turnê 2009.

Outubro – O mês é aberto com a obra coral Rei Artur, de Henry Purcell, a cargo do Coro da Osesp, regido por Naomi Munakata, nos dias 1, 2 e 3. Nas quatro semanas seguintes, os pianistas Jean-Philippe Collard, José Feghali, Artur Pizarro e Anatol Ugorsky, revezam-se no palco da Sala São Paulo. O francês Collar, nos dias 8, 9 e 10, interpreta obras de Chopin e Mussorgsky. Entre 15 e 17, o brasileiro Feghali, vencedor do Concurso Van Cliburn, executa Schubert, Villa-Lobos, Schumann e Gottschalk. Pizarro apresenta nos dias 22, 23 e 24 composições de Albéniz, Ravel e Prokofiev e na última semana, o russo Ugorsky traz ao público Beethoven, Stravinsky e Chopin.

Novembro – De volta, o maestro Neschling recebe, nos dias 5, 6 e 7, a flautista israelense Sharon Bezaly, com quem a OSESP, em 2005, gravou um CD. No repertório, obras de Beethoven, Khachaturian e Villa-Lobos. Entre 12 e 14 é a vez da percussionista escocesa, Evelyn Glennie, que solará o Concerto para Percussão e Orquestra de Marlos Nobre. Verdi e Camargo Guarnieri completam a semana, que conta ainda com a participação do Coro da Osesp. Nos dias 19, 20 e 21, o violonista Fabio Zanon interpreta Francis Hime, enquanto a orquestra, regida novamente por Neschling, executa obra do brasileiro Luciano Gallet e a famosa Assim falou Zarathustra, de Strauss. Duas obras de Sibelius e o Concerto para violino, de Schumann, interpretado pelo spalla da orquestra, Emmanuele Baldini, regido por Frank Shipway, encerram o mês.

Dezembro – Shipway apresenta, em sua segunda semana à frente da OSESP, obras de Mozart e Walton, com o baixo-barítono Nathan Berg e o Coro da Osesp. Nos dias 10, 11 e 12, é o violinista Vadim Gluzman que volta à São Paulo para interpretar uma obra de Bernstein. O repertório regido por John Neschling conta ainda com a Sinfonia nº5, de Mahler. Encerrando a temporada, Maurice Jarre, John Williams, Korngold, Malcolm Arnold e Michel Legrand foram os compositores escolhidos para a homenagem que a Osesp presta ao cinema internacional.

Serviço

Osesp Lançamento da Temporada 2009
Renovação e troca
De 14 de outubro a 17 de novembro de 2008

Novas Assinaturas
De 18 de novembro a 15 de dezembro de 2008.

Preços promocionais para Assinantes:
Temporada Sinfônica: R$ 195 a R$ 742
Série de Câmara e Quarteto Osesp: R$ 183 e R$ 214
Série Um Certo Olhar: R$ 244
Meia entrada – (Base valor avulso)
Aposentados, estudantes e maiores de 60 anos pagam 50% com base no valor avulso dos ingressos.

Temporada Sinfônica: R$ 115 a R$ 437Série de Câmara e
Quarteto Osesp:  R$  108 a R$ 126

Série Um Certo Olhar: R$ 144

Importante: Não haverá atendimento na Sala São Paulo. O processo das Assinaturas 2009 será realizado exclusivamente pela internet www.osesp.art.br ou pelo telefone 11 3292-4875 (de segunda a sexta das 9h às 18h, exceto feriados).

Da Fundação Osesp