OSESP anuncia ajustes na programação da temporada 2009

Foram ajustes pontuais com as datas inalteradas. A estreia está confirmada para o dia 5 de março

sex, 13/02/2009 - 15h02 | Do Portal do Governo

Terá início no dia 5 de março a temporada 2009 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A programação sofreu ajustes pontuais após a contratação do novo Regente Principal, Yan Pascal Tortelier. Também atuarão à frente da orquestra regentes que pudessem agregar qualidade artística e novas formas de interpretação ao repertório dos músicos, mantendo o nível alcançado nos últimos anos.

Dentre os convidados, estão nomes de destaque, como o inglês Richard Armstrong, especialista no repertório operístico e que já esteve à frente de algumas das mais importantes óperas do mundo, e o argentino Dante Anzolini, ex-aluno de Eleazar de Carvalho, e que regeu a Osesp em 1996, logo após o falecimento do maestro brasileiro.

Dois brasileiros conduzirão a Osesp: Isaac Karabtchevsky, que comandará uma versão sinfônica da ópera Falstaff, e Fábio Mechetti, diretor da Sinfônica de Jacksonville e da Filarmônica de Minas Gerais, que regerá dois programas no ano.

O público terá a oportunidade de conhecer jovens regentes em ascensão no cenário internacional. É o caso da portuguesa Joana Carneiro, que acaba de substituir o maestro Kent Nagano na direção da Sinfônica de Berkeley, e da mexicana Alondra de La Parra, reconhecida por seu trabalho de divulgação da música clássica latinoamericana.

Yan Pascal Tortelier

Nascido em uma família musical, filho do violoncelista Paul Tortelier, o novo regente principal da OSESP, Yan Pascal Tortelier iniciou os estudos de piano e violino aos quatro anos de idade e, aos 14, venceu o primeiro concurso de violino no Conservatório de Paris. Após estudar música com Nadia Boulanger, estudou regência com Franco Ferrara em Siena, Itália. Desde então, sua carreira como regente inclui apresentações com as principais orquestras da Europa, América do Norte, Japão e Austrália.

A orquestração de Tortelier para o Trio para Piano de Ravel estreou em 1992 e, no ano seguinte, obteve grandes elogios da crítica em uma apresentação no London Proms com a Filarmônica da BBC. A obra está disponível em CD, no ciclo Debussy/Ravel gravado por Tortelier.

Em reconhecimento ao seu trabalho como regente titular da Filarmônica da BBC de Manchester entre 1992 e 2003, Tortelier recebeu o título de regente laureado e continua a trabalhar com a Orquestra regularmente.

Nos últimos anos, tem regido importantes orquestras como a Sinfônica de Londres, Philharmonia e Filarmônica de Londres; Orquestra de Paris; as filarmônicas de São Petersburgo, de Oslo, do Teatro alla Scala de Milão, Rádio da Holanda e Orquestra Real Concertgebouw. Na América do Norte, apresentou-se com a Filarmônica de Los Angeles; as sinfônicas de São Francisco, Baltimore, Pittsburgo, Montreal e Orquestra da Filadélfia.

Seus compromissos recentes incluem novas apresentações com as orquestras de Pittsburgo, Dallas, São Francisco, Baltimore e Saint Louis, assim como Sinfônica Metropolitana de Tóquio, Nacional da França e de Paris, Filarmônica de Dresden, Halle, e Sinfônica e Filarmônica de Londres. Entre 2005 e 2008, foi nomeado principal regente convidado da Orquestra Sinfônica de Pittsburgo.

Da Fundação Osesp