“Oscar” da Saúde conta com 126% inscritos a mais este ano

Prêmio concedido pela Secretaria da Saúde, seleciona melhores soluções adotadas em hospitais estaduais

qui, 17/07/2008 - 21h27 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou na noite desta quinta-feira, 17, da cerimônia de entrega do 2º Prêmio Idéia Saudável. Organizada pela Secretaria Estadual da Saúde, a premiação visa selecionar as melhores soluções criadas por hospitais estaduais para aprimorar o atendimento à população, valorizar os profissionais das unidades e otimizar o funcionamento dos hospitais. “É um prêmio que incentiva a qualidade, a eficiência e o bom atendimento”, disse o governador José Serra durante a cerimônia. 

O governador também chamou a atenção para o crescimento do interesse pelo prêmio, que teve a primeira edição realizada no ano passado. A edição de 2008 contou com 179 projetos inscritos, 126% a mais do que em 2007, quando participaram 79 trabalhos. Os projetos apresentados foram julgados por comissões da Secretaria da Saúde.  Cada trabalho foi avaliado por três jurados.

Vencedores

O Prêmio Idéia Saudável é dividido em três categorias. O governador José Serra entregou a premiação para os vencedores na categoria “Atendimento ao cidadão”. O vencedor foi o Hospital Doutor Arnaldo Pezzutti com o projeto “Reestruturação dos Antigos Hospitais Colônia”, que otimizou o serviço garantindo melhor qualidade de vida aos pacientes ex-hanseniano, hoje idosos, proporcionando um atendimento com qualidade.

Na categoria “Gestão de recursos humanos”, o primeiro lugar ficou com o Hospital Geral de Taipas pelo projeto “Agita HGT”. A iniciativa envolve atividades físicas e laboriais destinadas aos funcionários, além de aulas de dança de salão, artes plásticas, inclusão digital, seções de cinema e comemoração em datas festivas.

O Hospital Estadual Vila Alpina levou o prêmio da categoria “Organização de serviço” com o projeto “Operação Maca Zero”.  A ação envolveu a reestruturação do pronto socorro da unidade, que incluiu adequação física e criação de novos espaços de ambulatório, separação do atendimento infantil do adulto, extensão do horário de atendimento e qualificação das equipes de clínica médica e cirúrgica.

Cerca de 800 representantes de funcionários de hospitais e ambulatórios da Secretaria da Saúde em todo o Estado participam da entrega do prêmio. Além de troféus, as equipes vencedoras recebem um pacote turístico de sete dias no Nordeste, com direito a acompanhante. Os segundos colocados recebem uma máquina fotográfica digital cada um e os terceiros colocados ganham viagens para colônias de férias.

Maria Eugênia Cruz

(I.P.)