Osasco ganha unidade do Poupatempo

O Poupatempo Osasco será o primeiro posto a emitir o Atestado de Antecedentes Criminais Automatizado

qui, 17/07/2008 - 21h59 | Do Portal do Governo

Os moradores de Osasco ganharam do Governo do Estado na terça-feira, 15, um posto do Poupatempo, espaço onde são oferecidos mais de 250 serviços públicos, como emissão de RG, CPF, recebimento de tributos e acesso gratuito à internet. “Esta não é uma obra apenas para Osasco, mas para todos os municípios da região, inclusive para São Paulo”, disse o governador José Serra, durante a cerimônia de inauguração da nova unidade.

“Isso aqui é um investimento que tem natureza social, porque vai facilitar a vida da população, da vida trabalhadora de São Paulo, como tem facilitado em todo o Estado e agora na região oeste da Grande São Paulo”, ressaltou o governador. A meta, adiantou Serra, é expandir o programa por todo o interior, chegando aos 150 mil atendimentos diários em 2010 – hoje são 96 mil.

Unidade de Osasco

Com 239 funcionários, este é o primeiro posto fixo do Poupatempo a entrar em funcionamento na região metropolitana de São Paulo desde setembro de 2002, ano em que foi inaugurada a unidade de Guarulhos. Instalada em uma área de cinco mil metros quadrados, a unidade atenderá cerca de dois milhões de pessoas, que residem em Osasco e nos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, todos localizados na Grande São Paulo.

A enorme demanda na região pôde ser conferida durante as visitas do Poupatempo Móvel. Para se ter uma idéia, nas 21 incursões das unidades móveis à região foram prestados 205 mil atendimentos.

Como nos demais postos fixos do Poupatempo, no de Osasco os cidadãos poderão realizar serviços prestados pela CDHU, Detran, Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD, responsável pela emissão do RG), Correios, Sabesp, Secretaria Estadual da Fazenda, Programa Jovem Cidadão (Meu Primeiro Trabalho) e Banco Nossa Caixa. Com esse cardápio de serviços, no total, a unidade tem capacidade para prestar seis mil atendimentos diários.

Somente na sala de e-poupatempo, a maior do programa, com 26 pontos de acesso aos serviços públicos eletrônicos disponíveis no portal Cidadão.SP, este posto poderá realizar 1,2 mil atendimentos diários. O Acessa SP também está presente, oferecendo 20 computadores para uso dos cidadãos e capacidade para a realização de 6,4 mil acessos mensais à internet, de forma gratuita.

O Poupatempo Osasco será o primeiro posto a emitir o Atestado de Antecedentes Criminais Automatizado, serviço que estará disponível em todas as unidades fixas do programa no Estado até o final deste ano. O novo sistema traz mais segurança e rapidez na emissão do documento, que passa a ser gerado já com a chancela digital do diretor do Instituto de Identificação.

“Este é um programa de sucesso, aprovado por 97% dos usuários segundo o Ibope”, disse o secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo. Segundo ele, o triunfo é decorrente de um trabalho prestado sem burocracia e privilégios. “Aqui todo mundo é tratado de forma igual, não tem aquele famoso jeitinho”, destacou.

Esta é a segunda unidade do Poupatempo a ser implantada e administrada por uma empresa privada – a primeira foi Bauru. Para tanto, o Governo do Estado publicou um edital e teve de seguir passo a passo as exigências previstas na licitação. Cabe à Prodesp a gestão do programa, como a qualidade e a velocidade no atendimento.

Expansão do Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp que há mais de dez anos presta serviços públicos de qualidade à população. Com a inauguração do Poupatempo Osasco, o Programa passa a contar com 12 postos fixos, além de sete unidades móveis que circulam pela Grande São Paulo e pelo interior.

Em junho de 2008, o Poupatempo ultrapassou a marca de 195,8 milhões de atendimentos prestados no Estado – número superior ao total de habitantes do país, que segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 187.085.968 habitantes. Diariamente, o Poupatempo realiza uma média de 92 mil atendimentos.

Com a primeira fase do Plano de Expansão do Poupatempo, anunciada em outubro de 2007 pelo governador José Serra, a capacidade diária de atendimento do programa será ampliada em 50% no Estado. Além de Osasco, serão entregues postos em Santos e São José do Rio Preto e implantadas onze novas unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Taboão da Serra e Taubaté.

Principais serviços

Acessa São Paulo – acesso gratuito à internet.

Banco Nossa Caixa – recebimento de tributos.

CDHU – inscrição para financiamento de imóvel, parcelamento de prestações atrasadas.

Detran – emissão de segunda via de Carteira Nacional de Habilitação e renovação.

e-poupatempo – serviços públicos eletrônicos (registro de boletim de ocorrência, inscrição em concursos públicos, emissão de segunda via de contas, consulta de multas de trânsito).

IIRGD – emissão de RG e Atestado de Antecedentes Criminais.

Correios – solicitação de CPF, entregas via Sedex, envio de correspondências.

Sabesp – Solicitação de ligação, religação e desligamento de água e esgoto.

Secretaria da Fazenda – Emissão de certificado de pagamento de IPVA, certidão negativa de tributos estaduais.

Programa Jovem Cidadão – Cadastramento de estudantes e de vagas, orientação e empresários e estudantes. Poupatempo Osasco

Endereço: Poupatempo Osasco – Av. Hilário Pereira de Souza, 664, Vila Iara.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.

Mais informações sobre serviços públicos: Disque Poupatempo – 0800 772 36 33

Outros investimentos na região

O governador aproveitou a visita ao município de Osasco para fazer importantes anúncios para a região. No ano que vem a cidade ganha mais uma Fatec (Faculdade de Tecnologia), administrada pelo Centro Paula Souza. “Vamos duplicar a quantidade de Fatecs até o final do governo. Encontramos 26 Fatecs em São Paulo, e vamos ampliar esse número para mais de 52”, afirmou. Serra também lembrou que de cada dez alunos que se formam nas Fatecs, nove já têm emprego garantido ao completarem os estudos.

Barueri também vai ganhar uma Fatec no ano que vem. Além disso, serão construídas mais seis Etecs (Escola Técnica) na região: em Osasco, Barueri, Cotia, Embu, Santana do Parnaíba e Itapecerica da Serra. “A Etec tem o melhor ensino público de São Paulo”, lembrou o governador.

Serão instalados três AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades), unidades de saúde que oferecem atendimento em mais de 30 especialidades. “Vamos instalá-los em Carapicuíba, em Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, mas eles vão atender toda a região”, anunciou Serra.

Manoel Schlindwein / Secretaria de Gestão Pública