Os 30 anos da Fundação Seade serão comemorados na Assembléia

Também será homenageado Paulo Egydio Martins, que criou a Fundação, em 1978

qui, 13/11/2008 - 12h08 | Do Portal do Governo

A Fundação Seade completa 30 anos de existência neste ano. Para comemorar, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realizará no dia 17 de novembro, às 10h, uma sessão solene no plenário “Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira”.

Nessa ocasião, a Instituição prestará homenagem a Paulo Egydio Martins, ex-governador do Estado de São Paulo, que assinou o decreto de criação da Fundação Seade, em 1978. Também será lançado durante o evento o livro Seade, uma história exemplar, recuperação da memória dessa instituição elaborada por Shozo Motoyama, Renato Teixeira Vargas e Maria Cecília Comegno.

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) é um dos mais especializados centros nacionais de produção e disseminação de pesquisas, análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. Descendente da Repartição de Estatística e Arquivo do Estado, criada em 1892, transformou-se em Fundação, em dezembro de 1978. A Seade é vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento.

A Seade possui detalhados bancos de dados sobre todas as regiões e municípios do Estado disponibilizados em sua página eletrônica: www.seade.gov.br. O trabalho de cerca de 370 funcionários gera dados sobre as estatísticas vitais através do acompanhamento contínuo dos nascimentos, óbitos e casamentos ocorridos em todo o Estado; realiza estudos populacionais e acompanha a dinâmica demográfica regional, elaborando, a partir dos indicadores demográficos, cenários de crescimento futuro; produz dados sobre emprego e desemprego na Região Metropolitana de São Paulo e sobre condições de vida no Estado de São Paulo. Inclusive, a Seade foi o primeiro órgão público a desenvolver pesquisa sobre a pobreza da população.

A Instituição coleta, em diversas fontes, dados primários e secundários, que são classificados, tabulados e correlacionados entre diversas informações disponíveis, consolidando pesquisas e sistemas, tais como; contas regionais (PIB), finanças públicas, indústria, educação, saúde, habitação, meio ambiente, justiça e segurança, movimento eleitoral, entre outros. Além disso, a Fundação mantém em andamento expressivo número de projetos de pesquisas em parceria com outros órgãos, a maioria do setor público estadual.

No início de 2001, por solicitação da Assembléia Legislativa paulista, a Fundação Seade consolidou metodologia e sistemas para captação e avaliação dos esforços empreendidos pelo poder público em prol do desenvolvimento social em âmbito local, bem como para mensuração do grau de participação e controle da sociedade civil sobre tais ações. Esses estudos, a exemplo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), culminaram na criação do índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), cuja finalidade é subsidiar a formulação e a avaliação das políticas públicas paulistas.

Em sua sede, localizada próximo à Estação da Luz, no centro de São Paulo, a Seade oferece atendimento gratuito ao público. No local, o usuário pode ter acesso às bases de dados e ao acervo de publicações da Fundação Seade – inclusive o de obras raras. O usuário conta com biblioteca, computadores e assessoria do corpo técnico da instituição para realizar suas pesquisas, podendo também encomendar tabulações especiais. O atendimento ocorre na Av. Cásper Líbero, 478, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Há mais de um século documentando o Estado de São Paulo

A origem da Fundação Seade remonta ao final do século XIX, quando da criação, em março de 1892, da Repartição da Estatística e Arquivo do Estado.

Subordinada à Secretaria do Interior, incorporou aquela repartição um importante patrimônio de informações estatísticas, publicadas com maior regularidade a partir de 1888, e passou desde então a ser responsável “pelos originais de toda documentação administrativa e de interesse público para o Estado de São Paulo, bem como por todos os serviços de estatística e cartografia oficiais ou entregues por particulares”.

Em 1936, a Convenção Nacional de Estatística, ratificada por todos os Estados brasileiros, estabeleceu a obrigatoriedade da publicação padronizada e regular de anuários estatísticos estaduais. Para articular e sistematizar a produção necessária, criou-se em São Paulo o Departamento Estadual de Estatística – DEE. Regulamentado por decreto de outubro de 1938, o DEE assumiu os serviços antes respondidos pela Repartição da Estatística e do Arquivo e passou a ser o novo órgão central de estatísticas estaduais.

Entre 1938 e 1947, o Departamento se configura como uma instituição moderna para os padrões técnicos da época. Em virtude da II Grande Guerra Mundial, a estatística torna-se essencial para as diretrizes do governo. É nesse período que são lançados o Anuário Estatístico do Estado de São Paulo e o Boletim do Departamento Estadual de Estatística.

Em 1950, outra mudança: o DEE dá lugar ao Departamento de Estatística do Estado de São Paulo – DEESP, cuja modesta atuação, desproporcional ao desenvolvimento econômico do Estado, levou-o a ser absorvido, em 1976, pela Coordenadoria de Análise de Dados – CAD, órgão então responsável também pela coordenação do Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos, legalmente instituído no ano anterior, 1975. Em 1978, a Lei nº 1.866, de 4 de dezembro, criou a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade, que em janeiro do ano seguinte teve seus estatutos aprovados pelo Decreto nº 13.161, ganhando assim existência jurídica e regras definidas de funcionamento.

Da Fundação Seade